
O que é o Voluntariado:
O Voluntário é um dos nossos Princípios Fundamentais! É um pilar fundamental da Instituição, sendo transversal a tudo o que fazemos. O trabalho humanitário da Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI não seria possível sem os seus voluntários. Estes, fazem a diferença, são parte da solução e provam que a sua ação torna o Mundo melhor levando apoio médico e social em toda a parte do mundo ,onde existe bem a fazer .
-Por isso dizemos que os voluntários são o coração da nossa Instituição, simbolizando o verdadeiro “Poder da Humanidade e Solidariedade em Acão”.
– Temos mais de 15 mil voluntários espalhados por todo o mundo . E quando alguém se torna voluntário da Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI , está a juntar-se a organização médica humanitária internacional que leva ajuda em toda a parte do mundo ,com a maior rapidez e prontidão no socorro a quem mais necessita dos nossos cuidados diferenciados e humanitários.
– Qualquer pessoa pode ser voluntária. Não importa quais são as suas habilidades, competências, experiência ou quanto tempo tem para dar. O que conta é a boa vontade e a disponibilidade de partilhar o seu tempo , dedicação, profissionalismo e conhecimentos com quem mais necessita, independentemente da sua cor ,raça ,idade, ideologia e sexualidade.
-Voluntário é aquele que, de forma consciente, solidária e desinteressada, presta serviços à Instituição e consequentemente à população com que esta trabalha, particularmente aos mais vulneráveis.
-Contamos consigo, para se juntar a esta instituição médica humanitária internacional , para levar ajuda a quem mais necessita .Pois todos juntos fazemos a diferença.
– O voluntário poderá ser do corpo ativo ou então voluntário esporádico para reforçar e apoiar a estrutura de socorro , emergência ,logística ou social.
– Seja um voluntário e profissional humanitário.
Benefícios de Ser Voluntário :
-A investigação científica tem demonstrado que o voluntariado apresenta benefícios a nível pessoal, profissional e social.
– A nível pessoal, o voluntariado promove mais responsabilidade, maturidade, respeito pelas regras e gratificação pessoal pois, ajudar os outros faz também bem a nós próprios.
– A nível profissional, o voluntariado é uma oportunidade de trabalho especializado, sem propósito de retorno, potencia o desenvolvimento de novas competências e promove novos conhecimentos.
– A nível social, o voluntariado permite o desenvolvimento de relações, criação de novos contatos, novas amizades, ter um papel ativo na comunidade e permite também fazer a diferença na vida das pessoas que desse apoio dependem.
– São muitas as pessoas que se disponibilizam para trabalhar voluntariamente e as razões pelas quais o fazem são muito variadas.
– Alguns voluntários sentem uma grande identificação com a nossa Missão e Princípios , encontrando uma enorme gratificação pessoal na prática desta atividade.
– Os reformados procuram uma forma de permanecer ativos e comprometidos. Estes têm a experiência e o conhecimento que não se encontram facilmente nos mais jovens. Muitas vezes contribuem através do aconselhamento, advocacia ou rede de contactos para promover o trabalho em que acreditam!
– Formação especializada nas áreas da saúde, emergência médica, ajuda humanitária, cooperação para o desenvolvimento, direito internacional humanitário, entre outros cursos profissionais e de especialização para que os mesmos possam exercer as suas atividades a nível nacional e internacional com prontidão e qualificação .
Como Ser Voluntario:
-Para ser voluntário nos Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI , não importa quais são as suas habilidades, competências, experiência ou quanto tempo tem para dar.
-Se tem genuína vontade em integrar a nossa organização e estar ao serviço das populações mais vulneráveis, basta dirigir-se a uma Estrutura da Unidade operacional de Emergência -UOE e apresentar a sua candidatura.
-O comandante local de Voluntariado da respetiva Estrutura da Unidade Operacional de Emergência-UOE trabalhará consigo no sentido de entender melhor as suas expectativas e determinar se há uma correspondência de trabalho voluntário para si. Caso hajam vagas/ oportunidades de voluntariado em aberto, e caso o seu perfil corresponda ao perfil pretendido para estas funções, poderá integrar a organização. Caso contrário, a Organização procurará outras formas nas quais possa colaborar connosco e que possam também corresponder às suas expectativas!
-Antes de começar a ser voluntário, terá a oportunidade de aceder a formação, treino e acompanhamento em vários níveis de atuação, de forma a que possa desenvolver as suas competências e identificação institucional, assim como de forma a que a organização se possa certificar de que você se sente confiante e realizado no seu novo papel!
-Para oficializar a sua candidatura a voluntário terá que se dirigir a uma Unidade Operacional de Emergência com os seguintes documentos:
-Curriculum Vitae atualizado e com foto
-Cópia do boletim de vacinas
-Cópia da cédula Profissional de Aplicável
-Cópia da carta de condução se aplicável
-Certificados de Cursos na área da saúde ou outros
-Certificado de habilitações literárias
-1 foto Tipo passe
Deseja saber mais?
Preencha os seus de dados aqui, que entraremos em contato.