Reconhecimento

Reconhecimento

276038895_1913434998861525_7468392624477505159_n

Os nossos princípios

Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI é uma organização médica humanitária internacional que fornece assistência às populações em perigo e às vítimas de catástrofes de origem natural ou humana e conflitos armados, sem discriminação de raça, religião ou ideologia política.

A nossa presença independente e imparcial em situações de crise permite-nos oferecer assistência imediata e temporária para os mais carenciados. Nas ações de saúde em primeiro lugar o saneamento básico, abrigo, apoio alimentar, apoio escolar, apoio social entre outros mas também assumir riscos, enfrentar o poder e usar o testemunho como um meio para trazer a mudança a favor de ações e proteção da dignidade humana , e uma associação de ideias, pessoas, voluntariado e trabalho a beneficio do seu próximo, no alivio do sofrimento.
Desde a sua constituição Paramédicos de Catástrofe Internacional é uma associação de ideias, pessoas, vontade de trabalhar livremente ligada a uma finalidade específica. Esta ordem está sob os princípios da constituição, todos os parceiros devem entender e respeitar na íntegra. Como qualquer outra associação, Paramédicos de Catástrofe Internacional, tem os seus estatutos, regulamento interno, normas de funcionamento, regulamentos disciplinares entre outros, apontando nosso quadro de Acão dentro da organização.

O código interno é destinado a todos aqueles que compõem Paramédicos de Catástrofe Internacional, associados ou não, enquanto o estatuto e carta de princípios tem regras que nos governam como uma associação.
Para materializar a participação e o trabalho dos parceiros, Paramédicos de Catástrofe Internacional, em seu especto associativo criou uma Unidade Operacional de Emergência – (U.O.E), que tem como objetivo uma interligação e um trabalho em equipa de 24/24 horas de voluntariado dado a população .

Paramédicos de Catástrofe Internacional é uma organização independente e neutra que assegura a proteção humanitária e a assistência às vítimas de conflitos armados e de outras situações de violência. Toma iniciativa em resposta a emergências e, ao mesmo tempo, promove o respeito ao Direito Internacional Humanitário e sua implementação na legislação nacional de um país.

Todos os que atuam com Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI, sejam médicos, especialistas em saúde ou profissionais de outras áreas, devem sempre honrar os seguintes princípios, descritos na carta magna dos Paramédicos de Catástrofe Internacional:

Independência
Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI é uma organização humanitária médica independente: não está atrelada a poderes políticos, militares, económicos ou religiosos e tem liberdade de ação. A continuidade dos projetos é garantida através de doações de pessoas que apoiam o trabalho humanitário da organização.

Neutralidade
Em nome da ética médica universal e da assistência aos direitos humanos, Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI, mantém-se neutra no exercício de suas funções. O socorro deve ser sempre levado aos civis, independentemente do lado de um conflito em que se encontrem.

Imparcialidade
Paramédicos de Catástrofe Internacional tem o compromisso de levar cuidados médicos a quem precisa, sem distinção de raça, religião, crença e convicção política.

A ajuda prestada deve ser sempre proporcional às necessidades, e os recursos devem ser destinados de acordo com a urgência da necessidade a ser suprida.

Transparência
Ser transparente é um compromisso com os doadores e com as populações atendidas. Paramédicos de Catástrofe Internacional aplica, no mínimo, 80% das doações no exercício de sua missão. No entanto, a transparência para Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI não se limita a prestar contas financeiramente, inclui também avaliar as suas intervenções, baseadas nos seguintes princípios: pertinência, eficácia, eficiência e impacto de suas atividades sobre as populações atendidas.

Universalidade
O ideal humanitário é um princípio universal. A ação humanitária não pode ser detida por fronteiras, sejam físicas ou ideológicas. Todo ser humano tem direito a socorro.

Sigilo profissional
Trata-se do mantimento de segredo para informação valiosa, cujo domínio de divulgação deva ser fechada, ou seja, restrito à organização. Este sigilo profissional consiste na responsabilidade individual de cada voluntário, o qual possui inteira responsabilidade pelos seus atos, uma vez que a ele é confiada a manipulação da informação. O sigilo profissional vai até o limite da transgressão de uma Lei, ou seja, o profissional deve guardar todas as informações a que tiver acesso, ou vir a tomar conhecimento, em razão de sua atividade profissional.

Código de Ética Profissional
Prevê sempre o sigilo profissional para a função desempenhada.

Voluntariado· (art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de novembro)
É o conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.

Não são abrangidas pela presente Lei as acuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança.

Carta de princípios
Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI é uma organização independente e neutra que assegura a proteção humanitária e a assistência às vítimas de conflitos armados e de outras situações de violência.

Toma iniciativa em resposta a emergências e, ao mesmo tempo, promove o respeito ao Direito Internacional Humanitário e sua implementação na legislação nacional de um país. Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI reúne profissionais de saúde, e outros voluntários, em diferentes áreas de atuação que aceitam no ato da adesão, sob compromisso de honra, respeitar os seguintes princípios:

A Organização Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI, leva socorro às populações em perigo, em qualquer parte do mundo, às vítimas de catástrofes de origem natural ou humana e de situações de conflito, sem qualquer discriminação racial, religiosa, filosófica ou política.

Trabalhando com neutralidade e imparcialidade, os Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI reivindicam, em nome da ética médica universal e do direito à assistência humanitária, a liberdade total e completa do exercício da sua atividade.

Trabalhar na mais estrita neutralidade e em completa independência, coibindo-se de se imiscuir nas questões internas dos Estados, Governos e Partidos em cujo território sejam chamados a intervir.

Respeitar o sigilo profissional e abster-se de emitir qualquer juízo ou de exprimir publicamente uma opinião, favorável ou hostil, a respeito dos acontecimentos, forças ou dirigentes que aceitaram o seu concurso.

Anónimos ou beneméritos, não esperar do exercício da sua atividade qualquer benefício pessoal ou coletivo. Avaliando os riscos e perigos das missões que cumpram, não reclamar para si, nem para terceiros que os representem, qualquer compensação para além da que a instituição esteja em condições de lhes oferecer.

Identidade Humanitária dos PCI:
O trabalho nos Paramédicos de Catástrofe Internacional é baseado nos princípios humanitários da ética médica e da imparcialidade. A organização tem o compromisso de levar a qualidade do cuidado médico a quem necessita, sem distinção de raça, religião ou convicção política.

Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI é uma iniciativa independente de governos. E, antes de iniciar uma missão, cada equipe realiza uma avaliação no campo para verificar as reais necessidades das populações locais. A chave para que Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI atue com independência é sua origem financeira: 70% dos fundos da organização são provenientes de contribuições privadas.

Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI é neutra. A organização não toma partido em conflitos armados, fornece cuidados de acordo com as necessidades básicas de cada população e luta pelo crescimento do acesso a vítimas de conflitos conforme regem as leis humanitárias internacionais.

Os princípios de ação de Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI estão descritos em sua Carta de Princípios, criada para estruturar as atividades da organização humanitária.

 

Informação de propriedade intelectual

Entende-se por “conteúdo do site“ da Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI , toda a informação presente neste portal, nomeadamente texto, imagens, ilustrações, design gráfico, webdesign e software, contactos, entre outros.

Os direitos de propriedade intelectual sobre todos os conteúdos do Jornal On-line que não sejam de fornecimento externo e como tal devidamente identificados, são da titularidade da Paramédicos de Catástrofe Internacional -PCI ,encontrando-se, como tal, protegidos nos termos gerais de direito e pela legislação nacional e internacional existente relativa à proteção da propriedade industrial, dos direitos de autor e direitos conexos, bem como pela lei da criminalidade informática.

Este website contém ainda textos, ilustrações e fotografias que não podem ser copiados, alterados ou distribuídos sem a autorização expressa dos seus autores.

É expressamente proibida a cópia, alteração, reprodução, exibição, difusão, distribuição, armazenamento, transmissão, impressão, ou utilização dos conteúdos deste website, por qualquer forma ou para qualquer propósito, sem a prévia autorização expressa da Paramédicos de Catástrofe Internacional -PCI  ou dos seus autores relativamente ao conteúdo que se encontra licenciado e devidamente identificado. Os Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI  e/ou seus diretores e funcionários rejeitam qualquer responsabilidade pela usurpação e uso indevido de qualquer conteúdo do presente website.

A Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI reserva-se o direito de atuar judicialmente contra os autores de qualquer cópia, reprodução, difusão, exploração comercial não autorizadas ou qualquer outro uso indevido do conteúdo deste website, rejeitando qualquer responsabilidade por qualquer uso indevido do mesmo, por terceiros.