Exclusão na Saúde

Exclusão na Saúde

275726443_1911973075674384_2150103055257286964_n
As equipas de Paramédicos de Catástrofe Internacional levam cuidados a populações que, por quaisquer motivos, estejam privadas do acesso a serviços de saúde.

São diversos os fatores que podem inviabilizar esse acesso: em meio a conflitos armados, a insegurança limita os deslocamentos e o receio da violência representa uma ameaça; Por vezes, as mesmas insegurança e violência motivam, também, a fuga massiva de profissionais de saúde de uma determinada localidade; A inexistência de um sistema de saúde público institucionalizado e a escassez de profissionais de saúde é comum em diversos países em desenvolvimento; Desastres naturais podem destruir instalações de saúde; A falta de recursos financeiros pode impossibilitar o uso de quaisquer tipos de transporte para se chegar às poucas estruturas de saúde disponíveis em regiões de difícil acesso; E por vezes, a cobrança de taxas referentes às consultas e aos medicamentos pode restringir o acesso à saúde.

Na tentativa de oferecer serviços essenciais e superar tais obstáculos, equipes de Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI avaliam o contexto a fim de implementar a solução que melhor se adapte ao cenário encontrado. A organização pode investir na construção de instalações de saúde permanentes ou provisórias, de acordo com a demanda de saúde identificada em campo, e atuar por meio de clínicas móveis, que tem por objetivo levar cuidados até as regiões e comunidades mais remotas.

Violência social e exclusão

A violência urbana presente no cotidiano de diversos países também pode significar uma limitação para o acesso a cuidados. Muitas pessoas não conseguem ter acesso à saúde simplesmente por causa de quem são. Elas podem ter medo de procurar ajuda ou são excluídas porque são forçadas a viver à margem da sociedade.

Entre as pessoas excluídas estão migrantes sem documentos, crianças de rua, profissionais do sexo, pessoas privadas de liberdade, dependentes químicos ou pessoas com transtornos mentais. Algumas vezes, comunidades inteiras são sistematicamente negligenciadas pelas autoridades relevantes. Estas podem ser pessoas que vivem em favelas ou comunidades atingidas pela violência criminosa e pela guerra de gangues. Nossas equipes fornecem apoio médico, psicológico e social a pessoas isoladas dos serviços de saúde. Nosso trabalho também envolve chamar a atenção para os obstáculos que os pacientes enfrentam no acesso à saúde.

Informação de propriedade intelectual

Entende-se por “conteúdo do site“ da Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI , toda a informação presente neste portal, nomeadamente texto, imagens, ilustrações, design gráfico, webdesign e software, contactos, entre outros.

Os direitos de propriedade intelectual sobre todos os conteúdos do Jornal On-line que não sejam de fornecimento externo e como tal devidamente identificados, são da titularidade da Paramédicos de Catástrofe Internacional -PCI ,encontrando-se, como tal, protegidos nos termos gerais de direito e pela legislação nacional e internacional existente relativa à proteção da propriedade industrial, dos direitos de autor e direitos conexos, bem como pela lei da criminalidade informática.

Este website contém ainda textos, ilustrações e fotografias que não podem ser copiados, alterados ou distribuídos sem a autorização expressa dos seus autores.

É expressamente proibida a cópia, alteração, reprodução, exibição, difusão, distribuição, armazenamento, transmissão, impressão, ou utilização dos conteúdos deste website, por qualquer forma ou para qualquer propósito, sem a prévia autorização expressa da Paramédicos de Catástrofe Internacional -PCI  ou dos seus autores relativamente ao conteúdo que se encontra licenciado e devidamente identificado. Os Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI  e/ou seus diretores e funcionários rejeitam qualquer responsabilidade pela usurpação e uso indevido de qualquer conteúdo do presente website.

A Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI reserva-se o direito de atuar judicialmente contra os autores de qualquer cópia, reprodução, difusão, exploração comercial não autorizadas ou qualquer outro uso indevido do conteúdo deste website, rejeitando qualquer responsabilidade por qualquer uso indevido do mesmo, por terceiros.