Como atuamos

A equipa da PCI atua em situações de conflito e pós conflito; No controlo e combate às doenças epidémicas, no socorro de emergências às vítimas de catástrofes naturais, e garante atendimento médico aos excluídos dos sistemas de saúde locais.
Paramédicos de Catástrofe Internacional – (PCI) é uma organização independente e neutra que assegura a proteção humanitária e a assistência às vítimas de conflitos armados e de outras situações de violência. Toma iniciativa em resposta a emergências, e ao mesmo tempo promove o respeito ao Direito Internacional Humanitário, e a sua implementação na legislação nacional de um país.
Paramédicos de Catástrofe Internacional também advoga para que medicamentos acessíveis e de qualidade cheguem às populações mais pobres e carenciadas em toda a parte do mundo, ajudando assim a imunizar o sofrimento da vida humana de quem mais necessitar dos nossos cuidados imergentes e de apoio a longo curso.
PCI oferece cuidados de saúde em situações de crise humanitária de emergência pois é a sua base de trabalho. Atuar em cenários de conflitos, epidemias, endemias, catástrofes naturais, desnutrição e exclusão do acesso à saúde são as principais atuações da PCI. Tais situações pedem ajuda uma intervenção rápida, com atendimento médico especializado e logístico.
Além de oferecer atendimento em situações de extrema urgência, Paramédicos de Catástrofe Internacional (PCI) também se faz presente em locais onde o sistema de saúde não funciona ou não existe.
Paramédicos de Catástrofe Internacional oferece cuidados de saúde básicos e de prevenção em campos de refugiados, deslocados, e em áreas de grande instabilidade ou extremamente isoladas onde o acesso aos cuidados de saúde é escasso ou por muitas vezes nulos.
Paramédicos de catástrofe Internacional leva cuidados de saúde a pessoas em necessidade de ajuda medico humanitária de emergência em meio a conflitos armados, epidemias, desastres naturais, desnutrição e exclusão do acesso a cuidados de saúde
Situações de emergência pedem resposta rápida, com atendimento médico e paramédico especializado e apoio logístico, mas falhas crónicas no sistema de saúde local, como a escassez de instalações de saúde, de profissionais qualificados e a inexistência da oferta de serviços gratuitos para populações sem recursos financeiros, também podem motivar a atuação da organização PCI .
Paramédicos de catástrofe Internacional – (PCI) , é Independente, neutra e imparcial, determina, de acordo com sua própria avaliação, onde, quando e como agir. Quando a atuação se dá em resposta a uma emergência repentina, como uma catástrofe natural, ela pode ser viabilizada entre 48 e 72 horas.
Por trás da agilidade de resposta de Paramédicos de Catástrofe Internacional – (PCI) , está um sistema de logística extremamente eficiente: a organização passou a utilizar kits personalizados e adaptados para cada contexto, que são reembalados e prontos para viagem e são constantemente aprimorados. Os kits contêm medicamentos, e equipamentos básicos de emergência medica e atendem desde campanhas de vacinação até a montagem de um hospital de campanha de emergência .
Paramédicos de catástrofe Internacional – (PCI) , também procura unir-se a grupos de utentes para sensibilizar e, às vezes, pressionar os atores envolvidos localmente – órgãos e instituições internacionais e a indústria farmacêutica – para que as populações que mais precisam tenham acesso a medicamentos de qualidade e um acesso aos cuidados de saúde dignos e gratuitos a nível mundial .
Paramédicos de catástrofe Internacional – (PCI) leva a cabo também projetos a nível de cooperação para o desenvolvimento onde seja necessário à sua atuação e intervenção. Surge, então, como uma organização médico humanitária que associa socorro médico e testemunho em favor das populações em risco.
Os principais modos de ações dos Paramédicos de catástrofe Internacional – PCI são:
-Assistência de saúde primária em centros de saúde e clínicas móveis
-Alimentação e nutrição
-Saúde materno infantil
-Campanhas de vacinação
-Diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças específicas (malária, tuberculose, chagas, HIV/sida etc.)
-Atendimento a feridos e cirurgia de guerra
-Cuidados de saúde mental
-Atendimento a vítimas de violência sexual
-Distribuição de alimentos e de itens de abrigo de primeira necessidade
-Construção e manutenção de estruturas de água e saneamento
-Recuperação de hospitais e clínicas
-Treino de profissionais (equipa PCI e parceiros de organizações governamentais e não governamentais)
-Atividades na área juvenil
-Apoio ao associativismo juvenil
-Defesa dos Direitos Humanos e da Igualdade de Géneros