Como fazemos

Como atuamos

278319657_1928986513973040_1373708041933368434_n

A equipa da PCI atua em situações de conflito e pós conflito; No controlo e combate às doenças epidémicas, no socorro de emergências às vítimas de catástrofes naturais, e garante atendimento médico aos excluídos dos sistemas de saúde locais.

Paramédicos de Catástrofe Internacional – (PCI) é uma organização independente e neutra que assegura a proteção humanitária e a assistência às vítimas de conflitos armados e de outras situações de violência. Toma iniciativa em resposta a emergências, e ao mesmo tempo promove o respeito ao Direito Internacional Humanitário, e a sua implementação na legislação nacional de um país.

Paramédicos de Catástrofe Internacional também advoga para que medicamentos acessíveis e de qualidade cheguem às populações mais pobres e carenciadas em toda a parte do mundo, ajudando assim a imunizar o sofrimento da vida humana de quem mais necessitar dos nossos cuidados imergentes e de apoio a longo curso.

PCI oferece cuidados de saúde em situações de crise humanitária de emergência pois é a sua base de trabalho. Atuar em cenários de conflitos, epidemias, endemias, catástrofes naturais, desnutrição e exclusão do acesso à saúde são as principais atuações da PCI. Tais situações pedem ajuda uma intervenção rápida, com atendimento médico especializado e logístico.

Além de oferecer atendimento em situações de extrema urgência, Paramédicos de Catástrofe Internacional (PCI) também se faz presente em locais onde o sistema de saúde não funciona ou não existe.

Paramédicos de Catástrofe Internacional oferece cuidados de saúde básicos e de prevenção em campos de refugiados, deslocados, e em áreas de grande instabilidade ou extremamente isoladas onde o acesso aos cuidados de saúde é escasso ou por muitas vezes nulos.

Paramédicos de catástrofe Internacional leva cuidados de saúde a pessoas em necessidade de ajuda medico humanitária de emergência em meio a conflitos armados, epidemias, desastres naturais, desnutrição e exclusão do acesso a cuidados de saúde

Situações de emergência pedem resposta rápida, com atendimento médico e paramédico especializado e apoio logístico, mas falhas crónicas no sistema de saúde local, como a escassez de instalações de saúde, de profissionais qualificados e a inexistência da oferta de serviços gratuitos para populações sem recursos financeiros, também podem motivar a atuação da organização PCI .

Paramédicos de catástrofe Internacional – (PCI) , é Independente, neutra e imparcial, determina, de acordo com sua própria avaliação, onde, quando e como agir. Quando a atuação se dá em resposta a uma emergência repentina, como uma catástrofe natural, ela pode ser viabilizada entre 48 e 72 horas.

Por trás da agilidade de resposta de Paramédicos de Catástrofe Internacional – (PCI) , está um sistema de logística extremamente eficiente: a organização passou a utilizar kits personalizados e adaptados para cada contexto, que são reembalados e prontos para viagem e são constantemente aprimorados. Os kits contêm medicamentos, e equipamentos básicos de emergência medica e atendem desde campanhas de vacinação até a montagem de um hospital de campanha de emergência .

Paramédicos de catástrofe Internacional – (PCI) , também procura unir-se a grupos de utentes para sensibilizar e, às vezes, pressionar os atores envolvidos localmente – órgãos e instituições internacionais e a indústria farmacêutica – para que as populações que mais precisam tenham acesso a medicamentos de qualidade e um acesso aos cuidados de saúde dignos e gratuitos a nível mundial .

 

Paramédicos de catástrofe Internacional – (PCI) leva a cabo também projetos a nível de cooperação para o desenvolvimento onde seja necessário à sua atuação e intervenção. Surge, então, como uma organização médico humanitária que associa socorro médico e testemunho em favor das populações em risco.

Os principais modos de ações dos Paramédicos de catástrofe Internacional – PCI são:

-Assistência de saúde primária em centros de saúde e clínicas móveis

-Alimentação e nutrição

-Saúde materno infantil

-Campanhas de vacinação

-Diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças específicas (malária, tuberculose, chagas, HIV/sida etc.)

-Atendimento a feridos e cirurgia de guerra

-Cuidados de saúde mental

-Atendimento a vítimas de violência sexual

-Distribuição de alimentos e de itens de abrigo de primeira necessidade

-Construção e manutenção de estruturas de água e saneamento

-Recuperação de hospitais e clínicas

-Treino de profissionais (equipa PCI e parceiros de organizações governamentais e não governamentais)

-Atividades na área juvenil

-Apoio ao associativismo juvenil

-Defesa dos Direitos Humanos e da Igualdade de Géneros

Informação de propriedade intelectual

Entende-se por “conteúdo do site“ da Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI , toda a informação presente neste portal, nomeadamente texto, imagens, ilustrações, design gráfico, webdesign e software, contactos, entre outros.

Os direitos de propriedade intelectual sobre todos os conteúdos do Jornal On-line que não sejam de fornecimento externo e como tal devidamente identificados, são da titularidade da Paramédicos de Catástrofe Internacional -PCI ,encontrando-se, como tal, protegidos nos termos gerais de direito e pela legislação nacional e internacional existente relativa à proteção da propriedade industrial, dos direitos de autor e direitos conexos, bem como pela lei da criminalidade informática.

Este website contém ainda textos, ilustrações e fotografias que não podem ser copiados, alterados ou distribuídos sem a autorização expressa dos seus autores.

É expressamente proibida a cópia, alteração, reprodução, exibição, difusão, distribuição, armazenamento, transmissão, impressão, ou utilização dos conteúdos deste website, por qualquer forma ou para qualquer propósito, sem a prévia autorização expressa da Paramédicos de Catástrofe Internacional -PCI  ou dos seus autores relativamente ao conteúdo que se encontra licenciado e devidamente identificado. Os Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI  e/ou seus diretores e funcionários rejeitam qualquer responsabilidade pela usurpação e uso indevido de qualquer conteúdo do presente website.

A Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI reserva-se o direito de atuar judicialmente contra os autores de qualquer cópia, reprodução, difusão, exploração comercial não autorizadas ou qualquer outro uso indevido do conteúdo deste website, rejeitando qualquer responsabilidade por qualquer uso indevido do mesmo, por terceiros.