Categories Notícias

Quénia – Campo de refugiados “IFO II” – Dezenas de milhares de Refugiados de Somalis Necessitam de Ajuda Médica Imediata.

Apesar de diversas organizações humanitárias, incluindo os PCI, estarem prontas para levar ajuda às mais de quatrocentas pessoas que chegam diariamente, as negociações para abertura do novo campo continuam bloqueadas.

O campo de refugiados “IFO II” foi criado para abrigar o fluxo constante de milhares de pessoas que fogem da guerra e da seca na Somália. Mas dois meses após o dia em que os refugiados deveriam ter sido acolhidos (dia 2 de Novembro), o campo “IFO II” continua vazio, enquanto milhares de refugiados vivem em péssimas condições nas proximidades do já congestionado campo de “Dagahaley” em Dadaab.

Apenas nas duas primeiras semanas de Janeiro, quase 8 mil refugiados fizeram a perigosa viagem da Somália até Dadaab. Entretanto, ao invés de encontrar a assistência e protecção necessária, os refugiados estão a viver em condições indignas e inaceitáveis fora do campo, devido ao bloqueio das negociações.

“As condições estão abaixo dos padrões humanitários internacionais mínimos. Os refugiados têm acesso escasso à água, comida, itens não-alimentares e abrigo. Não existem casas de banho, fazendo da defecação a céu aberto a única opção, e assim aumentando o risco de disseminação de doenças, particularmente nesse grupo vulnerável que já está a fugir da guerra há anos”. Em Novembro passado, a PCI já havia alertado para a situação dos refugiados em assentamentos espontâneos fora de “Dagahaley”, onde os abrigos e alimentos foram destruídos após fortes chuvas, deteriorando ainda mais as condições de vida miseráveis e o estado de saúde dos refugiados.

A insegurança é outro problema que esses refugiados enfrentam. A maioria das pessoas que chega são crianças, mulheres e idosos. Viver fora dos campos significa que eles têm pouca ou nenhuma protecção e estão vulneráveis a ainda mais violência.

No “IFO II”, organizações de ajuda humanitária estão à espera para ajudar os refugiados e colocá-los numa área equipada com água limpa, acessível em condições seguras, bem como saneamento, escolas e serviços de saúde. Uma equipe médica dos PCI está a postos e atenta, pronta para atender os pacientes em uma estrutura de saúde temporária.

Estabelecido no início de 1991, os campos de Dadaab foram planejados para abrigar 90 mil refugiados. Em 2008, os três campos foram declarados lotados e incapazes de receber mais refugiados. Dadaab actualmente abriga cerca de 308 mil refugiados. Após negociações com a comunidade local, líderes eleitos, administradores provinciais e membros do parlamento, em Dezembro de 2009 o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) pôde ampliar o campo “IFO”, aumentando em 80 mil a capacidade de acomodar refugiados.

PCI faz um apelo urgente aos responsáveis envolvidos nas negociações para que possibilitem o realojamento dos refugiados no campo de “Dagahaley” em Dadaab para o campo de “IFO II”. Para que a ajuda Humanitária Internacional possa proceder ao apoio dos refugiados nos cuidados de saúde urgentes.

Hay muchos medicamentos. Farmacias en lnea ofrece miles de medicamentos receta y otros medicamentos. Tal vez todo el mundo ha odo hablar de kamagra. їQu podran decir los pacientes a un farmacutico antes de tomar Kamagra? Aunque ED es m’s comn entre los hombres mayores, que no lo hace “normal”. їDonde usted puede encontrar la informaciуn detallada sobre super kamagra? Lo muy importante que debe buscar es Comprar Kamagra 100mg. Los problemas de salud sexual normalmente pueden indicar problemas serios en otros lugares. Nunca tome m’s de la dosis prescrita de Kamagra. Si usted concluye que alguien pudo haber tomado una sobredosis de este medicamento, vaya al departamento de accidentes de su hospital local tan pronto como sea posible.