[vc_row][vc_column]
[vc_column_text css_animation=”bounceIn”]Missões – Desenvolvimento
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][vc_images_carousel images=”66486″ img_size=”180×130″ onclick=”custom_link” hide_pagination_control=”yes” hide_prev_next_buttons=”yes” css_animation=”bounceIn” custom_links=”/quem-vai/”][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_images_carousel images=”64903″ img_size=”180×130″ onclick=”custom_link” hide_pagination_control=”yes” hide_prev_next_buttons=”yes” css_animation=”bounceIn” custom_links=”#E-8_aHR0cHMlM0ElMkYlMkZ3d3cucGFyYW1lZGljby1pbnRlcm5hY2lvbmFsLm9yZyUyRnZvbHVudGFyaWFkbyUyRnZvbHVudGFyaWFkby1pbnRlcm5hY2lvbmFsJTJGbWlzc29lcy1kZXNlbnZvbHZpbWVudG8lMkZ2aWRhLWVtLWNhbXBvJTJG”][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_images_carousel images=”68211″ img_size=”180×130″ onclick=”custom_link” hide_pagination_control=”yes” hide_prev_next_buttons=”yes” css_animation=”bounceIn” custom_links=”#E-8_aHR0cHMlM0ElMkYlMkZ3d3cucGFyYW1lZGljby1pbnRlcm5hY2lvbmFsLm9yZyUyRnZvbHVudGFyaWFkbyUyRnZvbHVudGFyaWFkby1pbnRlcm5hY2lvbmFsJTJGbWlzc29lcy1kZXNlbnZvbHZpbWVudG8lMkZwcm9jZXNzby1zZWxldGl2byUyRg==”][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”65205″ img_size=”800*300″ alignment=”center” css_animation=”bounceIn”][vc_column_text]- Assim, sempre que necessário e de acordo com os meios disponíveis, mobilizamos recursos financeiros, materiais e humanos para a ajuda humanitária às populações vítimas de catástrofes naturais, epidémicas ou tecnológicas, conflitos armados e outras situações de violência.
– Neste âmbito, desenvolvemos também atividades que visam a redução da vulnerabilidade das comunidades perante os desastres e, por conseguinte, a melhoria efetiva e duradoura da sua qualidade de vida a longo prazo, através de projetos de cooperação para o desenvolvimento.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Nos países mais pobres as estruturas médicas são geralmente insuficientes e por vezes inexistentes.
É nesses países que nós desenvolvemos as missões de longo prazo, procedendo designadamente à recuperação, reconstrução e ampliação de hospitais, instalação de dispensários rurais, assistência materno-infantil e nutricional, formação dos quadros locais da área da saúde, educação para a saúde e saneamento e ao desenvolvimento de programas de vacinação e educação.
A formação de pessoal local é parte integrante dos nossos programas visando assegurar a continuidade do trabalho realizado pelas nossas equipas.
As missões de desenvolvimento são planeadas para uma duração superior a 6 meses e normalmente com base num protocolo de cooperação que envolve o governo do país onde se desenrola.
Cooperação Internacional
A cooperação para o desenvolvimento é um processo no qual as comunidades, as famílias e as pessoas ficam fortalecidas e beneficiam de vidas mais produtivas, sendo menos vulneráveis perante os desastres.
Este conceito estabelece com clareza o protagonismo centrado nos beneficiários locais e tem um enfoque essencialmente participativo. A cooperação para o desenvolvimento deve estar limitada no tempo, uma vez que o objetivo final é promover a auto-suficiência das populações beneficiárias. A redução da vulnerabilidade só será possível se se conseguir uma melhoria efetiva e duradoura da qualidade de vida das pessoas e se fortalecer, ao mesmo tempo, as instituições encarregadas de preservá-las.
Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI trabalha com as comunidades na redução de riscos, mitigando os efeitos e preparando a resposta e recuperação face aos desastres. As primeiras pessoas a responder a uma catástrofe são aquelas que vivem nas comunidades locais. São eles que começam as operações de salvamento. É por este motivo que os Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI centra a sua atividade na preparação para desastres nas comunidades, reduzindo a sua vulnerabilidade, através da sua rede local de voluntários e trabalhadores. Por esse motivo é também importante apoiar as Sociedades Nacionais no seu fortalecimento institucional para que consigam, por si só, responder às emergências com os seus próprios recursos.
A cooperação internacional é um processo contínuo de trabalho com os parceiros internacionais e locais, através do qual fortalecem e desenvolvem os seus recursos de forma mais eficaz. O fortalecimento institucional é uma prioridade, uma vez que as ações realizadas no âmbito deste tipo de cooperação são componentes essenciais para o resto das intervenções.
Não invalidando a cooperação Paramédicos de Catástrofes Internacional – PCI privilegia o fortalecimento dos seus laços a nível nacional e internacional, visando criar uma rede de cooperação entre países com uma história, cultura e língua comuns. O principal objetivo deste grupo é fortalecer a cooperação entre os seus membros, nomeadamente nos domínios da:
– Saúde;
– Preparação para a intervenção em catástrofes;
– Formação;
– Migração;Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI trabalha em conjunto para contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade da maneira mais estável e duradoura possível;
– Quaisquer outros que se enquadrem na missão dos Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI
– Difundir os valores humanitários e melhorar o respeito pela dignidade humana;
– Aumentar a consciência solidária da sociedade portuguesa.
Base jurídica
– Artigo 21.º, n.º 1, do Tratado da União Europeia (TUE): mandato global e princípios orientadores no domínio da cooperação para o desenvolvimento da UE;
– Artigo 4.º, n.º 4, e artigos 208.º a 211.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE);
– Artigos 312.º a 316.º do TFUE: questões orçamentais;
– Acordo de Cotonu (no que se refere aos Estados de África, das Caraíbas e do Pacífico) e diversos acordos bilaterais de associação (nos termos do artigo 217.º do TFUE): acordos de cooperação específicos[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]