Cursos acreditados pelo isn

Cursos acreditados pelo ISN

Curso de Nadador Salvador

Desenvolva conhecimentos, atitudes e competências essenciais ao desempenho profissional do Nadador Salvador

Descrição geral

O Nadador Salvador é o profissional que exerce a atividade de salvamento em meio aquático, onde se incluem as praias, as piscinas e outros locais onde ocorram práticas aquáticas, utilizando os meios, procedimentos e técnicas adequados. Este profissional possui, igualmente, competências para o exercício de atividades relacionadas com informação, prevenção, socorrer e suporte básico de vida, em qualquer circunstância, no âmbito do salvamento aquático

Atividades principais

– Identificar tipos, características e utilização dos diferentes equipamentos de salvamento aquático.

– Utilizar técnicas de operação de sistemas de comunicação.

– Utilizar técnicas de salvamento aquático.

– Aplicar técnicas de suporte básico de vida adaptado ao meio aquático.

– Utilizar técnicas de salvamento aquático em zonas de água doce.

– Utilizar as técnicas específicas de salvamento aquático para salvamento em piscinas e recintos aquáticos.

– Utilizar as técnicas de simulação de acidentes em ações de prevenção.

– Quando habilitado para o efeito, utilizar em contexto de assistência a banhistas os meios complementares adstritos à segurança balnear.

– Colaborar com o ISN e agentes da autoridade ou outras entidades habilitadas em matérias de segurança dos banhistas, designadamente na vigilância e prevenção de acidentes no meio aquático.

– Usar uniforme, de acordo com o regulamento em vigor, permitindo a identificação por parte dos utilizadores e autoridades de que se encontra no exercício da sua atividade profissional.

Organização do referencial de formação UFCD / Módulo

Enquadramento Histórico, Legal e Cívico do nadador-salvador 18h
Morfologia e Material de Praias 10h
Classificação, Riscos e Dispositivos de segurança em Piscinas 10h
Abordagem geral de noções básicas de primeiros socorros 25h
Primeiros Socorros específicos do salvamento no meio aquático 12h
Técnicas de resgate aplicáveis ao salvamento no meio aquático 50h
Treino da Condição Física 25h

Objetivo geral do curso

Dotar os formandos de capacidades e competências na área do salvamento aquático para desempenharem funções como nadador-salvador.

Mais Informações:

– Valor total da formação – 195 euros

– Taxa de inscrição para exame de admissão – 35 euros

– Após apto no exame de admissão, o valor a pagar será de 160 euros, que

– Manual e seguro incluído

– Nº de horas – 150 horas

– Duração: aproximadamente 1 mês e uma semana.

– Horário pós-laboral, das 19:00 às 23:30 horas, de segunda a sexta. Poderá existir aulas ao sábado de manhã, caso o formador ache pertinente

– Provas do Exame Final do Curso de Nadador Salvador

Validação da inscrição:

– Após preenchimento do formulário de pré-inscrição valide o mesmo enviando a documentação exigida para

Condições gerais de admissão:

– a) Ser maior de idade;

– b) Possuir escolaridade mínima obrigatória; *

– c) Ter domínio da língua portuguesa;

– d) Atestado médico comprovativo de boa condição física e psíquica para a atividade de nadador salvador.

Condições específicas de admissão

O ingresso na categoria de nadador-salvador implica ser aprovado no exame de admissão ao curso que habilita ao ingresso nesta categoria, do qual devem constar as seguintes provas, segundo Portaria 373/2015 de 20 Outubro, Art. 31º:
a) Nadar 100 metros livres, exceto decúbito dorsal, no tempo máximo de 1 minuto e 50 segundos;
b) Natação subaquática durante o tempo mínimo de 20 segundos;
c) Nadar 25 metros em decúbito dorsal;
d) Apanhar dois objetos a uma profundidade mínima de 2 metros;
e) Percorrer uma distância de 2400 metros em terreno sensivelmente plano num tempo máximo de 14 minutos;
f) Serão aceites os primeiros 30 formandos com todo o processo de inscrição finalizado e com o respetivo pagamento efetuado.
NOTA: O exame de admissão só se realizará no caso de existirem no mínimo 15 candidatos.

Inscrição

– Certificado de habilitações académicas, comprovando a escolaridade mínima obrigatória;

– Apresentar documento que ateste as atividades profissionais desenvolvidas e outros elementos relevantes para a avaliação da sua capacidade para a frequência do curso a que se candidatam (currículo vitae);

– Fotocópia do cartão do cidadão (devidamente assinado);

– 4ª Classe – Para indivíduos nascidos até 31/12/1966

– 6ª Classe – Para indivíduos nascidos entre 01/01/1967 e 31/12/1980

– 9ª Ano – Para indivíduos nascidos entre 01/01/1981 e 31/12/2002;

– 12º Ano – Para indivíduos nascidos a partir de 01/01/2003 e/ou que se inscreveram no ano letivo de 2009/2010 no 1º e no 2º ciclo do ensino básico, ou no 7º ano de escolaridade.

Deseja saber mais?

Preencha os seus de dados aqui, que entraremos em contato.

Informação de propriedade intelectual

Entende-se por “conteúdo do site“ da Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI , toda a informação presente neste portal, nomeadamente texto, imagens, ilustrações, design gráfico, webdesign e software, contactos, entre outros.

Os direitos de propriedade intelectual sobre todos os conteúdos do Jornal On-line que não sejam de fornecimento externo e como tal devidamente identificados, são da titularidade da Paramédicos de Catástrofe Internacional -PCI ,encontrando-se, como tal, protegidos nos termos gerais de direito e pela legislação nacional e internacional existente relativa à proteção da propriedade industrial, dos direitos de autor e direitos conexos, bem como pela lei da criminalidade informática.

Este website contém ainda textos, ilustrações e fotografias que não podem ser copiados, alterados ou distribuídos sem a autorização expressa dos seus autores.

É expressamente proibida a cópia, alteração, reprodução, exibição, difusão, distribuição, armazenamento, transmissão, impressão, ou utilização dos conteúdos deste website, por qualquer forma ou para qualquer propósito, sem a prévia autorização expressa da Paramédicos de Catástrofe Internacional -PCI  ou dos seus autores relativamente ao conteúdo que se encontra licenciado e devidamente identificado. Os Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI  e/ou seus diretores e funcionários rejeitam qualquer responsabilidade pela usurpação e uso indevido de qualquer conteúdo do presente website.

A Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI reserva-se o direito de atuar judicialmente contra os autores de qualquer cópia, reprodução, difusão, exploração comercial não autorizadas ou qualquer outro uso indevido do conteúdo deste website, rejeitando qualquer responsabilidade por qualquer uso indevido do mesmo, por terceiros.