Umatec

Unidade móvel avançada de triagem e emergência e catástrofe

O que é?

A Unidade móvel avançada de triagem e emergência e catástrofe é um veículo que apresenta as condições necessárias à deslocação de uma equipa de profissionais, para prestação de cuidados de saúde às populações mais carenciadas e desprotegidas  em território nacional.

Objetivo

O objetivo geral da unidade móvel avançada de triagem e emergência e catástrofe é prestar cuidados de saúde multidisciplinares de natureza preventiva, de promoção, de tratamento, reabilitação e apoio social à população alvo: pessoas em situação de emergência médica,social e em situações de exceção, apoio nas actividades culturais,desportivas,festivas entre outras.

Esta unidade móvel avançada de triagem e emergência e catástrofe é um veículo de reforço a todas as actividades estatutárias dos PCI em território nacional.

Esta Viatura tem capacidade de resposta para dar apoio médico,social,enfermagem, psicologia,paramédico,cujo funciona 24/24 horas de 2ª a domingo .

Consultas médicas, enfermagem e exames

A Unidade Móvel dispõe de dois gabinetes para consultas e cuidados de enfermagem, equipamento médico e informático que permite a realização exames vários: avaliação do índice de massa corporal para despiste de obesidade; controlo da pressão arterial; ECG – eletrocardiograma; controle de doenças cardiovasculares,controle de doenças sexuamente tramisivel,apoio da emergência e socorro em situações de exceção.

Esta unidade móvel avançada de triagem e emergência e catástrofe está apetrechada com material de trauma, emergência médica,material de observação e diagnóstico, material de estabilização de vítima, material de evacuação e socorro,oxigenioterapia, ventilador,seringa infusora, bomba infusora monitor de parâmetros vitais ,material de contenção e penso,material de intubação,malas de abordagem,mala de SAV,oxigênio,aspirador de secreções,fármacos,soros,material de pequena cirurgia,material IV/SC/IM.

Tripulação;

Todos os tripulantes desta unidade móvel de saúde estão devidamente certificados e reconhecidos pelas suas ordens correspondentes e entidades legais a nível nacional e internacional, e com uma grande vasta de experiência em cenários de emergência,catástrofe e em situações de exceção.