Toxicodependência

Toxicodependência

A Toxicodependência é um vício (doença) que necessita de cuidados adequados e adaptados à doença, uma vez que o vício afeta o funcionamento “normal” do cérebro. A dependência das drogas consiste num transtorno do cérebro e das suas funções que afetam os processos cerebrais em termos da perceção, sensações, emoções e motivação. A Toxicodependência altera todo o estilo de vida de uma pessoa. O tratamento da toxicodependência é a solução que vai permitir retomar uma vida normal.

O indivíduo dependente interpreta o abuso das drogas como um fenómeno altamente recompensador e gerador de bem-estar.

 

Sintomas da Toxicodependência e Uso de Drogas

– Necessidade em aumentar a frequência e quantidade das doses para obter o mesmo efeito;

– Procura da sensação do alívio proporcionada pela substância aditiva – dependência psicológica;

– A dependência aumenta progressivamente;

– Os efeitos apresentam uma tendência para piorar;

– Tentativas para controlar a dependência e as consequências negativas falham com frequência;

– Síndrome da Abstinência, como a Ressaca e outros sintomas físicos e psicológicos.

 

Consequências da Toxicodependência e Uso de Drogas

– Problemas graves nas relações significativas – família, incluindo as crianças, no trabalho (conflitos, abstenção laboral, acidentes), e na sociedade em geral (isolamento);

– Problemas de saúde – física e mental.

 

Tratamento da Toxicodependências

O nosso tratamento da toxicodependência tem como objetivo conseguir compreender a dificuldade do indivíduo em ter a noção da progressão do problema, para depois podermos atuar de forma eficiente com o foco na retoma da vida normal do paciente.

O tratamento é focado na abstinência total das substâncias de consumo e tem como objetivo fazer com que o paciente retome à sua vida social “normal” e livre de qualquer dependência.

Antes de iniciar o tratamento, em regime de internamento, é feita uma consulta de avaliação gratuita, para perceber qual o tratamento mais indicado. Para cada paciente é elaborado um tratamento personalizado.

A duração deste acompanhamento terapêutico, desenvolve-se entre um período de 12 semanas. No entanto, após o período de tratamento é aconselhado a presença frequente nos grupos terapêuticos.