Psicólogo em Emergência

Psicólogo em Emergência

Trabalho de Campo

O que é a psicologia?

A psicologia é uma ciência que engloba tudo o diz respeito ao comportamento humano. A consulta de psicologia é indicada para utentes de qualquer idade, doentes ou saudáveis, que procuram a manutenção de um sentimento de bem-estar psicológico e emocional através de um acompanhamento profissional adaptado e individualizado.

Para quem é a consulta de psicologia?

consulta de psicologia na Paramédicos de catástrofe Internacional  é direcionada a utentes de qualquer idade, de crianças a idosos.

Como é que a psicologia pode ajudar o idoso?

O processo terapêutico pode ajudar o idoso a ultrapassar sentimentos ou momentos de vida difíceis (tristeza, perda, inatividade, incapacidade), focando na prevenção do declínio cognitivo, com o objetivo de potenciar a sua autonomia, independência e qualidade de vida.

A estimulação cognitiva pode ajudar o idoso a estar orientado no tempo e no espaço, conversar com alguém sem se esquecer do que ia dizer, reconhecer alguém e lembrar-se do nome, ler e compreender um texto, escrever um recado, fazer e utilizar uma lista de compras, saber fazer um pagamento e conferir o troco, sentir-se bem consigo mesmo e sentir-se ativo, promovendo assim uma maior auto-confiança e bem estar generalizado.

A Consulta do Cuidador

O acto de cuidar de uma pessoa próxima pode induzir grandes níveis de stress e ansiedade, que se refletem no equilíbrio individual. É por isso mesmo que, a consulta de psicologia para o cuidador é uma consulta individualizada focada na promoção do equilíbrio emocional e psicológico do cuidador. É uma consulta que procura ajudar o cuidador ajudando a lidar com situações do dia a dia inerentes às suas responsabilidades, que possam refletir-se numa sobrecarga física e/ou emocional.

Serviços de Psicologia disponíveis

Apoio Psicológico

Objetivo: guiar o autoconhecimento, o reajustamento social, emocional e psicológico, com recurso a estratégias e técnicas terapêuticas adaptadas à situação em particular.

Método: sessões individuais.

População-alvo: pessoas com dificuldades de aprendizagem, sintomas de ansiedade, depressão, separação, luto/perda, sobrecarga de trabalho (burnout), sobrecarga do cuidador. Pessoas que procuram melhorar a sua auto-estima ou o seu autoconhecimento.

Avaliação Neuropsicológica

Objetivo: conhecer o perfil de funcionamento cognitivo, emocional e funcional e identificar funções deficitárias e funções preservadas. Auxiliar no diagnóstico diferencial e apoiar o desenvolvimento de programas de estimulação/reabilitação cognitiva.

Método: aplicação de testes validados à população portuguesa que procuram avaliar várias funções cognitivas (ex: memória, atenção, resolução de problemas, linguagem); no final é entregue um relatório desta avaliação.

População-alvo: queixas de dificuldades cognitivas (em pessoas saudáveis, ou pessoas em situação de doença, como Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Doença Vascular Cerebral, Traumatismo Cranioencefálico, entre outras).

Treino Cognitivo

Objetivo: potenciar o funcionamento cognitivo da pessoa.

Método: treino sistemático, na realização de tarefas e atividades que exigem o recurso a várias funções mentais (ex: atividades de papel e lápis, tarefas em suporte digital ou jogos e recursos didáticos adaptados às finalidades terapêuticas). Intervenção realizada individualmente ou em grupo.

População-alvo: pessoas com doença (neurológica, por exemplo) ou pessoas saudáveis que queiram melhorar o seu desempenho cognitivo e/ou retardar o aparecimento das alterações associadas ao envelhecimento normal.

Informação de propriedade intelectual

Entende-se por “conteúdo do site“ da Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI , toda a informação presente neste portal, nomeadamente texto, imagens, ilustrações, design gráfico, webdesign e software, contactos, entre outros.

Os direitos de propriedade intelectual sobre todos os conteúdos do Jornal On-line que não sejam de fornecimento externo e como tal devidamente identificados, são da titularidade da Paramédicos de Catástrofe Internacional -PCI ,encontrando-se, como tal, protegidos nos termos gerais de direito e pela legislação nacional e internacional existente relativa à proteção da propriedade industrial, dos direitos de autor e direitos conexos, bem como pela lei da criminalidade informática.

Este website contém ainda textos, ilustrações e fotografias que não podem ser copiados, alterados ou distribuídos sem a autorização expressa dos seus autores.

É expressamente proibida a cópia, alteração, reprodução, exibição, difusão, distribuição, armazenamento, transmissão, impressão, ou utilização dos conteúdos deste website, por qualquer forma ou para qualquer propósito, sem a prévia autorização expressa da Paramédicos de Catástrofe Internacional -PCI  ou dos seus autores relativamente ao conteúdo que se encontra licenciado e devidamente identificado. Os Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI  e/ou seus diretores e funcionários rejeitam qualquer responsabilidade pela usurpação e uso indevido de qualquer conteúdo do presente website.

A Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI reserva-se o direito de atuar judicialmente contra os autores de qualquer cópia, reprodução, difusão, exploração comercial não autorizadas ou qualquer outro uso indevido do conteúdo deste website, rejeitando qualquer responsabilidade por qualquer uso indevido do mesmo, por terceiros.