[vc_row][vc_column]
[vc_column_text css_animation=”bounceIn”]Psicólogo em Emergência
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”68153″ img_size=”800*300″ alignment=”center”][vc_column_text css_animation=”bounceIn”]
O que é a psicologia?
A psicologia é uma ciência que engloba tudo o diz respeito ao comportamento humano. A consulta de psicologia é indicada para utentes de qualquer idade, doentes ou saudáveis, que procuram a manutenção de um sentimento de bem-estar psicológico e emocional através de um acompanhamento profissional adaptado e individualizado.
Para quem é a consulta de psicologia?
A consulta de psicologia na Paramédicos de catástrofe Internacional é direcionada a utentes de qualquer idade, de crianças a idosos.
Como é que a psicologia pode ajudar o idoso?
O processo terapêutico pode ajudar o idoso a ultrapassar sentimentos ou momentos de vida difíceis (tristeza, perda, inatividade, incapacidade), focando na prevenção do declínio cognitivo, com o objetivo de potenciar a sua autonomia, independência e qualidade de vida.
A estimulação cognitiva pode ajudar o idoso a estar orientado no tempo e no espaço, conversar com alguém sem se esquecer do que ia dizer, reconhecer alguém e lembrar-se do nome, ler e compreender um texto, escrever um recado, fazer e utilizar uma lista de compras, saber fazer um pagamento e conferir o troco, sentir-se bem consigo mesmo e sentir-se ativo, promovendo assim uma maior auto-confiança e bem estar generalizado.
A Consulta do Cuidador
O acto de cuidar de uma pessoa próxima pode induzir grandes níveis de stress e ansiedade, que se refletem no equilíbrio individual. É por isso mesmo que, a consulta de psicologia para o cuidador é uma consulta individualizada focada na promoção do equilíbrio emocional e psicológico do cuidador. É uma consulta que procura ajudar o cuidador ajudando a lidar com situações do dia a dia inerentes às suas responsabilidades, que possam refletir-se numa sobrecarga física e/ou emocional.
Serviços de Psicologia disponíveis
Apoio Psicológico
Objetivo: guiar o autoconhecimento, o reajustamento social, emocional e psicológico, com recurso a estratégias e técnicas terapêuticas adaptadas à situação em particular.
Método: sessões individuais.
População-alvo: pessoas com dificuldades de aprendizagem, sintomas de ansiedade, depressão, separação, luto/perda, sobrecarga de trabalho (burnout), sobrecarga do cuidador. Pessoas que procuram melhorar a sua auto-estima ou o seu autoconhecimento.
Avaliação Neuropsicológica
Objetivo: conhecer o perfil de funcionamento cognitivo, emocional e funcional e identificar funções deficitárias e funções preservadas. Auxiliar no diagnóstico diferencial e apoiar o desenvolvimento de programas de estimulação/reabilitação cognitiva.
Método: aplicação de testes validados à população portuguesa que procuram avaliar várias funções cognitivas (ex: memória, atenção, resolução de problemas, linguagem); no final é entregue um relatório desta avaliação.
População-alvo: queixas de dificuldades cognitivas (em pessoas saudáveis, ou pessoas em situação de doença, como Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Doença Vascular Cerebral, Traumatismo Cranioencefálico, entre outras).
Treino Cognitivo
Objetivo: potenciar o funcionamento cognitivo da pessoa.
Método: treino sistemático, na realização de tarefas e atividades que exigem o recurso a várias funções mentais (ex: atividades de papel e lápis, tarefas em suporte digital ou jogos e recursos didáticos adaptados às finalidades terapêuticas). Intervenção realizada individualmente ou em grupo.
População-alvo: pessoas com doença (neurológica, por exemplo) ou pessoas saudáveis que queiram melhorar o seu desempenho cognitivo e/ou retardar o aparecimento das alterações associadas ao envelhecimento normal.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]