Sarampo

O sarampo é transmitido por um vírus, e é altamente contagioso. Uma pessoa pode ser infectada ao entrar em contacto com os fluidos liberados pelo espirro ou tosse de alguém doente.

Os sintomas iniciais incluem tosse e conjuntivite, seguidos de diarreia, desidratação e pneumonia. Sem tratamento, o sarampo pode ser fatal. Crianças infectadas podem ficar gravemente desnutridas devido à energia gasta no combate à doença.

A vacinação é a melhor protecção contra o sarampo e, mesmo após o início de uma epidemia, ajuda a reduzir o número de casos e de mortes. A dificuldade é que pelo menos 95% da população têm que ser imunizada para evitar novos surtos.

As equipes da Associação PCI iniciam campanhas de vacinação assim que um surto de sarampo é identificado. A imunização foca em crianças entre seis meses e quinze anos de idade. Crianças com menos de cinco anos recebem atenção especial por serem as principais vítimas fatais da doença.

A chave para uma campanha bem-sucedida é convencer os pais da importância da vacinação, portanto a realização de um trabalho de esclarecimento é extremamente importante.