Projecto “Viver com gosto “

 

 

Contexto

Por duas questões centrais:

Para combater a exclusão da população local, promovendo as suas competências sociais a sua cidadania.

Para que os jovens de hoje em dia possam ser uma geração responsabilizada pelos actos no futuro, combatendo o absentismo e aumentando o empowerment esperamos ver crescer e florir as sementes com que ” criamos” todos os dias.

Objectivo Geral

Fomentar o reconhecimento da escola, promovendo o sucesso escolar, diminuir o absentismo e abandono escolar de 35 crianças e jovens em intervenção e/ou de 100% dos destinatários em frequência escolar.

Desenvolver acções de educação não formal e formal que mobilizem os jovens para a formação profissional, empreendorismo e auto-emprego.

Promover acções formativas, educação informal e de orientação vocacional a 50 destinatários.

Promoção da participação social através de dinâmicas associativas e incutindo nos jovens o conceito de cidadania e de responsabilidade social perante a comunidade.

Contribuir para a diminuição da incidência das doenças cardiovasculares na população dos bairros agindo directamente sobre os factores de risco, nomeadamente: obesidade, tensão arterial elevada, o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, a diabetes e o colesterol elevado.

Objectivos Específicos

Promover o sucesso escolar 95% de todos os destinatários acompanhados.

Monitorizar o absentismo escolar e implementar medidas de combate ao abandono escolar a todos os destinatários em perigo de abandono, eliminando-o no 1º ciclo básico.

Promover a utilização das tecnologias de informação como factor de aprendizagem e mobilizador para o sucesso escolar a cerca de 60% dos destinatários.

Criar projectos de vida que encaminhem 75% dos jovens em abandono escolar ou desocupados com mais de 15 anos para instituições de
formação, re-ingresso escolar e mercado de trabalho.

Criação de actividades empreendedoras que motivem a criação de auto-emprego para 11 destinatários.

Envolver 80 destinatários permanentemente em acções de entreajuda entre pares e de apoio à comunidade territorial envolvente.

Envolver os destinatários em dinâmicas que promovam o desenvolvimento de competências psicossociais e comportamentais.

Reduzir os comportamentos de risco na população.

Aumentar o conhecimento dos indivíduos sobre o seu estado de saúde (ou doença).

Aumentar o controlo da doença, aos indivíduos diagnosticados.

População Alvo

135 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 24 anos e aproximadamente 25 famílias.
Notas

Resultados esperados:

Eliminar o insucesso escolar no 1º ciclo e garantir o sucesso escolar para 95% dos jovens que frequentam a escola a partir do 2ºciclo.

Eliminar o abandono escolar totalmente no 1º ciclo e garantir 95% de não abandono nos destinatários que frequentam o 2º e 3º ciclo.

60%dos destinatários na escola com apoio escolar CID, 95% a partir do 2ºciclo.90%destinatários com frequência CIDnet, 25% certificados.

Envolver 30 destinatários em acções formativas, educação informal e de orientação vocacional.

Envolvimento de 90% dos destinatários em actividades que melhorem as suas competências sociais, culturais e sociais.