Contexto
Na sequência do tsunami de 26 de Dezembro de 2004, que provocou mais de 30 mil mortos e meio milhão de deslocados no Sri Lanka, PCI iniciou, em 29 de Dezembro desse ano, uma missão de emergência, com o objectivo de reduzir o impacto da tragédia junto da população. No decorrer de 2005, esta missão foi transformada num projecto de reforço da rede local de cuidados primários de saúde. Após a fase de
emergência, e face às necessidades de saúde detectadas no país, PCI permaneceu no Sri Lanka ao longo de todo o ano de 2005, com dois projectos, no distrito de Jaffna (a Norte do país) e na Província de Batticaloa, na parte Este do País. Os projectos de PCI no Sri Lanka têm procurado deixar no país um legado que permita aumentar, de uma forma sustentável, o acesso à saúde daqueles que já não o tinham mesmo antes de o maremoto invadir a terra.
Por ser um país marcado por um historial recente de guerra – o último acordo de paz foi assinado em 2003, apesar da instabilidade entre grupos de várias pertenças religiosas se ter mantido – o Sri Lanka é um país onde as marcas da desigualdade no acesso à saúde marcam fortemente a sociedade. Os efeitos da guerra são ainda hoje visíveis na assimetria de condições de vida entre o Norte e o Sul do país. Tanto em Batticaloa como em Jaffna, distritos onde se fez sentir a intervenção de PCI , os grupos mais desfavorecidos – por serem Tamil ou de religiões minoritárias – carecem de fácil acesso a consultas, medicamentos ou apoio social.
Em termos da saúde, o país apresenta uma situação precária, com a despesa pública em saúde a representar apenas 1,8% do PIB, quase um quarto do que acontece em Portugal. Existem apenas 43 médicos por cada 100 mil pessoas, contra 318 no nosso país. A malária, doença endémica no Sri Lanka, continua a atingir um número significativo de pessoas, (registaram-se 1110 casos por cada 100,000 pessoas em 2000).
Com o objectivo de aumentar progressivamente o acesso de todos à saúde, a intervenção de PCI focou-se prioritariamente nos cuidados de assistência médica e de enfermagem básicos, orientados para uma rede primária e secundária de saúde. Outras actividades desenvolvidas foram a formação em primeiros-socorros e apoio psicossocial, no distrito de Batticaloa, e consultas diárias nos campos de deslocados e formação e consultas hospitalares no distrito de Jaffna.
Objectivo Geral
Apoio médico e psicossocial à população do Sri Lanka afectada pelo tsunami.
População Alvo
1.População total de Batticaloa.
2.População total do Distrito de Point Pedro: 110 mil habitantes que beneficiaram das actividades de assistência clínica (nos campos de deslocados e no Hospital de Point Pedro) e das obras de manutenção e reabilitação do hospital.
Recursos Humanos
2 Enfermeiro
1 Logístico/administrador,
2 Psicólogas;
3 Paramédicos
2 Médicos
Hay muchos medicamentos. Farmacias en lnea ofrece miles de medicamentos recetados y otros medicamentos. Tal vez todo el mundo ha odo hablar de kamagra. їQu podran decir los pacientes a un farmacutico antes de tomar Kamagra? Aunque ED es m’s comn entre los gente mayores, que no lo hace “normal”. їDonde usted puede encontrar la informaciуn detallada sobre super kamagra? Lo muy importante que debe buscar es Comprar Kamagra 100mg. Los problemas de salud sexual normalmente pueden indicar problemas serios en otros lugares. Nunca tome m’s de la dosis prescrita de Kamagra. Si usted concluye que alguien pudo haber tomado una sobredosis de este medicamento, vaya al departamento de accidentes de su hospital local tan pronto como sea posible.