nadador salvador

 

CURSO DE NADADOR SALVADOR

A componente de formação técnica do Curso de Nadador Salvador (CNS) surge na sequência da Lei nº 68/2014 de 29 de agosto. De acordo com o artigo 4º da referida lei, “Nadador Salvador” é a pessoa habilitada com o curso de nadador salvador certificado ou reconhecido pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), a quem compete, para além dos conteúdos técnicos profissionais específicos, informar, prevenir, socorrer e prestar suporte básico de vida em qualquer circunstância nas praias de banhos, em áreas concessionadas, em piscinas e outros locais onde ocorram práticas aquáticas com obrigatoriedade de vigilância.

Com o curso de nadador salvador o formando deverá ficar apto a identificar tipos, características e utilizar os diferentes equipamentos de salvamento aquático; utilizar técnicas de utilização de sistemas de comunicação; utilizar as técnicas de salvamento aquático tanto em água salgada como doce; utilizar técnicas de salvamento aquático específicas para salvamento em piscinas e recintos aquáticos; utilizar técnicas de simulação de acidentes em ações de prevenção; colaborar com o ISN e agentes da autoridade ou outras entidades de acidentes no meio aquático e usar uniforme de acordo com o regulamento em vigor, permitindo a identificação por parte dos utilizadores e autoridades de que se encontra no exercício da sua atividade profissional.

O curso é de natureza teórico, teórico-prático e prático, incluindo a prática pedagógica e a prática simulada, contribuindo assim, para o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e competências que preparam os formandos para o desempenho das suas funções de forma profissional como NS

 

Requisitos DE ACESSO

Podem candidatar-se a frequentar os cursos de Nadadores Salvadores, todas as pessoas de ambos os sexos que, cumulativamente, possuam a idade, as habilitações escolares mínimas e os outros requisitos existentes, que constituem condições para o exercício da função de nadador salvador, elementos que a seguir se indicam.

° Idade mínima 18 anos (à data de início do curso)

° Escolaridade mínima obrigatória (ver tabela abaixo) à data de início do curso

Escolaridade mínima obrigatória (de acordo com a lei) em função dos candidatos
4 anos Para indivíduos nascidos até 31/12/1966
6 anos Para indivíduos nascidos entre 01/01/1967 e 31/12/1980
9 anos Para indivíduos nascidos entre 01/01/1981 e 31/12/1994
12 anos Para indivíduos nascidos a partir de 01/01/1995 e/ou que se inscreveram no ano letivo 2009/20110, no 1º e no 2º ciclo do ensino básico, ou no 7º ano de escolaridade

Ter domínio da língua portuguesa e conhecimento da língua inglesa

° Possuir robustez física e psíquica para o exercício da atividade de Nadador Salvador

Condições de admissão

Para formalização da candidatura, os alunos deverão entregar a seguinte documentação:

° Ficha de inscrição

° Fotocópia do documento de identificação – Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte;

° 1 Fotografia atualizada, tipo passe, a cores, em fundo branco

° Atestado médico que comprove a robustez física e perfil psíquico para o exercício da atividade de Nadador Salvador,

° Certificado de habilitações que comprove a escolaridade mínima obrigatória;

° Apresentar documento que ateste as atividades profissionais desenvolvidas e outros elementos relevantes para a avaliação da sua capacidade para a frequência do curso a que se candidatam;

° Pagamento da taxa de matrícula

° Aprovação no exame de admissão que consiste num conjunto de 5 provas físicas, cada uma de carater eliminatório (ver tabela abaixo)

Exame de admissão ao Curso de Nadador Salvador
Nadar 100metros livres (exceto decúbito dorsal) no tempo máximo de 1min50s
Natação subaquática (apneia) no tempo mínimo de 20s
Nadar 25 metros em decúbito dorsal(costas) só com batimento de pernas
Apanhar dois objetos a uma profundidade mínima de 2 metros
Percorrer uma distância de 2400 metros em terreno sensivelmente plano num tempo máximo de 14 minutos.

 

 

Exame Específico de Aptidão Técnica (EEAT)

O EAT é o exame que dá acesso á certificação do ISN – Instituto de Socorros a Náufragos, para que os formandos possam exercer a profissão de Nadador Salvador.

Este destina-se:

Avaliar os conhecimentos e as competências adquiridas no âmbito do curso de nadador -salvador

A possibilitar a atribuição de equivalências dos certificados de nadador salvador profissional obtidos fora do território nacional, sempre que a realização do exame se justifique.

Provas que compõem o EEAT escrita, composta por um teste de vinte perguntas de escolha múltipla, no qual a nota mínima será 75% para obter a classificação de apto (corresponde a 15 perguntas corretas);
° Nadar 100 metros livres, exceto decúbito dorsal, no tempo máximo de 1min 40s;

° Nadar 400 metros livres, exceto decúbito dorsal, no tempo máximo de 9min 15s;

° Natação subaquática (mínimo 20 metros) com resgate direto de manequim submerso (sem utilização de óculos de natação ou qualquer outro objeto que permita respirar).

 

° Execução de golpes e defesa com reboque de náufrago;

° Utilização de meios de salvamento, com prova de abordagem, reboque e transporte de náufragos;

° Executar todos os procedimentos relacionados com o algoritmo de salvamento.

-prática, onde se abordam todos os procedimentos relacionados com o algoritmo de salvamento, incluindo o Suporte Básico de Vida (SBV),nota mínima para obter a classificação de apto 75%.

 

Seguro: O Seguro tem início nas provas de admissão e dura até ao final do curso. Não estão cobertos os acidentes pessoais ocorridos fora dos períodos e locais em que o curso é ministrado nem os resultantes do uso de brincos e piercings.

 

Exclusões durante o Curso: · Faltar a mais de 15% do total de horas do curso (37,5h) · Praticar atos com dolo ou mera culpa que, pela sua gravidade, inviabilizem a sua continuidade no curso; · Mostrar falta de aproveitamento e aptidão.

 

Número Limite de Inscrições: 30

 

 

Número mínimo de formandos a passar no exame de admissão para que o curso se realize: 15

 

Certificação da Formação: Instituto de Socorros a Náufragos

Validade da Formação: A formação é válida em todo o país, para desempenho das funções de nadador salvador, em qualquer praia / piscina, por um período de 3 anos.

Legislação Aplicável: Lei 68/2014 de 29 de agosto, Portaria 373/2015 de 20 de outubro, Decreto-lei 242/2009 de 16 de setembro, Despacho ISN nº 03/2016 de 15 de fevereiro