apoio-familiar

O apoio domiciliário representa a melhor alternativa possível para cuidar de um idoso/doente ou convalescente.

Uma mais-valia no cuidar de uma pessoa idosa.

Não tendo de sair do conforto do seu lar, o apoio ao domicílio possibilita o acompanhamento e o auxílio das tarefas do dia-a-dia de quem está totalmente ou parcialmente dependente, temporariamente ou em definitivo.

Desde a sua higiene pessoal, à limpeza da casa, à sua alimentação, ao tratamento dos medicamentos e sua ministração, as saídas ao exterior e á mobilização e animação cultural, o apoio domiciliário será a melhor e mais preciosa ajuda.

O apoio domiciliário é a ajuda prestada por parte de um técnico multidisciplinar da área da saúde a uma pessoa com dificuldades em realizar as suas tarefas e necessidades.

A fragilidade dos idosos, dos doentes e dos convalescentes requer cuidados constantes e especiais, especialmente ao nível da saúde, alimentação e higiene pessoal. Ir sozinho à casa de banho pode revelar-se uma grande dificuldade, assim como alimentar-se correctamente ou tomar a medicação adequada.

O apoio domiciliário é, sem dúvida, uma resposta de qualidade às necessidades de todos os que necessitam de apoio e faz com que estes gozem de uma maior qualidade de vida, no conforto do próprio lar.

Assim, o Serviço de Apoio Domiciliário é uma forma de prestar cuidados personalizados e individualizados a pessoas que, por motivos de doença, deficiência ou outro impedimento, não conseguem assegurar de forma temporária ou permanente, a satisfação das suas necessidades básicas do dia-a-dia.

É uma reposta desenhada de acordo com as necessidades dos idosos, doentes ou convalescentes que resulta num apoio desde 1 hora por dia até ao contínuo nas 24 horas do dia.

Cada vez mais tomar conta de um idoso é uma tarefa a realizar a tempo inteiro, ocupando na maioria dos casos 24 horas, e os Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI  oferece as mais diversas opções para a resposta a esta necessidade

Todos os nossos serviços são prestados:

  • por profissionais da máxima confiança e eficácia;
  • sendo um serviço flexível e desenhado personalizadamente após uma previa avaliação diagnostica totalmente gratuita que desenhará o melhor plano de apoio para o caso concreto;
  • Totalmente adaptado às necessidades e exigências do ritmo de vida actual;
  • Facilitando a integração social e familiar do cliente.

 

Higiene e Conforto Pessoal

Os nossos colaboradores são formados e treinados para observar diariamente as alterações no utente. São acompanhados para realizar a hidratação da pele e massagens circulatórias. Uma higiene completa inclui higiene oral, dos cabelos, fazer a cama, cuidados com as unhas, nos homens fazer a barba. Nos casos de maior dependência, os nossos colaboradores estão aptos a fazer a higiene na cama, preocupando-se com o posicionamento e mobilização, evitando assim o aparecimento de escaras e deformidades.

 

Mobilização e Posicionamento

Os nossos técnicos estarão preparados para proceder a mobilização e posicionamentos (leito, decúbito dorsal, decúbito Lateral, decúbito ventral e semi-ventral, sentado).

Apoiaremos nas TRANSFERÊNCIAS e no acompanhamento e na utilização das AJUDAS TÉCNICAS.

 

Cuidados de Enfermagem

Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI  desempenha todas suas prestações através de equipas interdisciplinares.

É através destas equipas que se faz a intermediação entre a unidade de saúde e os profissionais que acompanham o idoso em casa.

Cabe ao enfermeiro o papel de colher informações todas as importantes para assumirem essa responsabilidade.
ASSIM, cabe às equipas de enfermagem acompanhar o utente e os cuidadores no domicílio, colaborar com o familiar e ajuda a desenvolver habilidades e conhecimento para lidar com a demanda de cuidados que a doença do idoso exige em meio ao cotidiano.

Trata-se de enorme importância a relação do cuidador e a enfermagem que possibilitará o conhecer as possibilidades do que ambos tem a oferecer em termos de necessidades e expectativas para que assim ocorra uma efectiva e resolução de qualquer ocorrência do idoso na esfera domiciliar.

 

Fisioterapia e outras Terapias

Prestamos serviços de Fisioterapia, a fim de desenvolver, manter e restaurar o movimento e a capacidade funcional dos nossos utentes. Inclui-se a prestação de serviços em circunstâncias em que o movimento e a função estão ameaçadas pelo processo de envelhecimento, por lesão ou doença:
– alterações articulares e ósseas;
– disfunção neural;
– diminuição da força muscular;
– alterações cardiovasculares;
– alterações respiratórias;
– cinesioterapia;
– outros.

 

Enfermagem ao Domicilio

Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI  disponibiliza uma equipa de Enfermeiros ao Domicílio, com competência e experiência necessárias para satisfazer as necessidades identificadas, quer em cuidados pontuais, quer em cuidados continuados (reabilitação, ensinos, cuidados geriátricos e paliativos).

 

Alimentação

A alimentação pode ser confeccionada na residência do utente, ou vir do exterior. Todos os alimentos são preparados e administrados conforme as necessidades de cada pessoa ou, se necessário, seguindo uma dieta prescrita. Estamos igualmente preparados para proceder a alimentação por sonda Násio Gástrica ou outro meio evasivo

 

Animação Sócio-Cultural

O nosso objetivo principal é que os nossos utentes e suas familias tenham a melhor qualidade de vida possível.
Sendo assim, desenvolvemos várias acções, como viagens, eventos, formações e encontros.
Estes serviços podem também ser prestados a utentes de mobilidade reduzida tendo para o efeito todos os meios técnicos e humanos necessário

 

Aquisição de Bens e Serviços

Estes serviços são executados pelos colaboradores, conforme a necessidade do utente e família – desde os alimentos, aos medicamentos ou a qualquer outra aquisição prescrita / necessária.

 

Acessos a Serviços complementares a qualidade de via do utente

Temos um técnico à disposição dos utentes/familiares, para tratar de todos os serviços necessários à vida quotidiana do nosso utente (administrativos, burocráticos, possíveis de serem tratados por terceiro).

 

Limpezas a domicilios

Serviços de apoio e execução de trabalhos domésticos necessários a boa manutenção do meio ambiente envolvente ao utente, como seja a limpeza das áreas utilizadas pelo utente cozinhar, passar a ferro.

O tratamento de roupa pode ser realizado, quer mediante o nosso serviço de recolha de roupas e a sua posterior entrega após lavagem e engomadoria, quer mediante a realização dessas tarefas no próprio domicílio, por pessoal devidamente formado nessas tarefas.

• Prestados por profissionais da máxima confiança e eficácia;
• Serviço flexível, o cliente selecciona a melhor opção;
• Adaptado às necessidades do ritmo de vida atual;

 

Podologia ou Manicure e Pedicure

Profissionais altamente qualificados nesta área, estão ao dispor dos utentes dos Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI , podendo ser realizado no domicilio ou em local próprio

 

Psicologia

Temos inteiramente ao seu dispor um profissional formado na área da geriatria para atender as necessidades dos utentes e dos seus familiares.
Este psicólogo clinico fará a ponte com todos os outros profissionais de saúde que interferem no plano de apoio a executar de forma a poder elaborar o dossier clinico e do histórico do utente.

 

Cuidados Continuados
Os cuidados continuados são os cuidados de convalescença, recuperação e reintegração de doentes crónicos e pessoas em situação de dependência. Estas intervenções integradas de saúde visam a recuperação global, promovendo a autonomia e melhorando a funcionalidade da pessoa dependente, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.

Os cuidados Continuados tem como destinatários todos os cidadãos que deles necessitem, nomeadamente:

• Pessoas de todas as idades com dependência funcional;
• Pessoas com doença crónica;
• Pessoas com doença incurável em estado avançado e em fase final de vida.

 

Cuidados Paliativos
Os cuidados paliativos constituem uma resposta na necessidade de tratar, cuidar e apoiar activamente doentes na fase final da vida.

São cuidados prestados a doentes em situação de intenso sofrimento decorrente de doença incurável em fase avançada e rapidamente progressiva.

O objectivo dos Paramédicos de catástrofe Internacional -PCI  consiste em promover, tanto quanto possível e até ao fim, o bem-estar e a qualidade de vida destes doentes.

Os cuidados paliativos são cuidados activos, coordenados e globais, que incluem o apoio à família, prestados por equipas e profissionais na área da saúde no domicílio.

Os cuidados paliativos têm como componentes essenciais o alívio dos sintomas, o apoio psicológico, espiritual e emocional do doente, o apoio à família e o apoio durante o luto, o que implica o envolvimento de uma equipa interdisciplinar de estruturas diferenciadas.

A acção paliativa é qualquer medida terapêutica, sem intuito curativo, que visa minorar no domicílio, as repercussões negativas da doença sobre o bem-estar geral do doente.

Os cuidados paliativos destinam-se a doentes que, cumulativamente, não têm perspectiva de tratamento curativo, com doença que progride rapidamente e cuja expectativa de vida é limitada, o seu sofrimento é intenso e têm problemas e necessidades de difícil resolução que exigem apoio específico, organizado e interdisciplinar.

Que doenças requerem cuidados paliativos?
Os cuidados paliativos não são determinados pelo diagnóstico das doenças, mas pela situação e pelas necessidades do doente.
No entanto, doenças como o cancro e doenças neurológicas graves e rapidamente progressivas implicam frequentemente a necessidade de cuidados paliativos.

Cuidar de um paciente em fase de recuperação de uma doença grave ou avançada não é fácil, pois devemos atende-lo em todas as suas necessidades: físicas, psicoafetivas, espirituais. Doentes em cuidados continuados ou em doentes paliativos requer dos profissionais de saúde comprometimento, sensibilidade, facilidade d comunicação, além de conhecimentos técnico-científicos. Muitas vezes esperamos pela cura do nosso utente e quando isto não é possível devemos também ter atenção a demanda emocional solicitada pelo paciente e seus familiares.

Aprimorarmos os nossos conhecimentos sobre o cuidado a ser oferecido a estes utentes para que possamos contribuir incondicionalmente para que ele tenha uma sobrevida com qualidade com a máxima dignidade possível.