Determinação de Prioridades e Objetivos

1. Em termos materiais, existem três objetivos principais em situações de emergência:

– Garantir o acesso a recursos alimentares;

– Garantir o acesso a um ambiente saudável;

– Garantir o acesso a serviços de saúde.

2. Garantir o acesso a um ambiente saudável

Da mesma forma, este objetivo pode ser dividido em vários objetivos intermédios, relacionados principalmente com três elementos:

– Água;

– Habitat;

– Desperdicio.

A água é um elemento essencial para a sobrevivência do indivíduo, a sua falta de imediato põe em perigo a vida do processo. Os objetivos operacionais são definidos com base em critérios que levam em conta a qualidade e a quantidade de água necessária para cada indivíduo

A noção de habitat deve ser entendida num sentido mais amplo, incluindo a escolha do local onde as vítimas terão de viver. Esta extensão do conceito de habitat prevalece quando se trata de pós-conflito, populações deslocadas.

3. Garantir o acesso a serviços de saúde

A noção de serviços de saúde sugere imediatamente hospitais e clínicas. Neste caso, os Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI também irão garantir que estas estruturas estão sempre acessíveis a todas as pessoas que necessitam de assistência. Se necessário, designar alguns hospitais como locais de neutralizados para garantir a proteção necessária para o seu funcionamento

O reconhecimento da importância da saúde pública, abriu o caminho para as atividades de prevenção, ampliando o papel dos serviços de saúde. Esta abordagem é ainda mais necessária, uma vez que os Paramédicos de Catástrofe Internacional – PCI devem ter cuidado com pessoas que estão a viver em condições precárias (campos de deslocados, as populações rurais em países africanos), em que a prevenção é a melhor maneira de manter a saúde a nível satisfatório .

O objetivo geral é garantir o acesso aos serviços de saúde para:

– Garantir a assistência médica;

– Preservar a saúde.