Voluntariado Internacional

O que é o SVE?

O que é um projeto SVE?

O Serviço Voluntário Europeu permite aos jovens levar a cabo serviço de voluntariado com uma duração  de 3 a 6 messes  até 12 meses num país que não o seu país de residência.

 

Este serviço promove a solidariedade entre os jovens e é um verdadeiro “serviço de aprendizagem”.

 

Para além de trazer benefícios para as comunidades locais, os voluntários adquirem novas competências e aprendem novas línguas, para além de descobrirem outras culturas.

 

Os princípios e práticas de aprendizagem não formal devem estar presentes ao longo de todo o projeto.

 

Um projectão do SVE pode ter incidência em áreas bastante variadas, tais como, cultura, juventude, desporto, serviço social, património cultural, arte, proteção civil, ambiente, cooperação para o desenvolvimento, Saúde, Educação, etc.

 

Estão excluídas intervenções de alto risco em situações de imediato pós-crise (por exemplo, ajuda humanitária, assistência imediata em caso de catástrofe, etc.). Este projeto foi concebido para implementar uma ou mais Atividades do SVE.

 

Qual é o objetivo do SVE?

O objetivo do Serviço Voluntário Europeu (SVE) é desenvolver a solidariedade e promover uma cidadania Active, bem como um entendimento mútuo entre os jovens.

 

O que é uma atividade SVE

Uma Atividade do SVE é composta por três componentes essenciais:

 

  • planeamento e preparação;
  • implementação;
  • avaliação (incluindo a reflexão sobre um possível seguimento).

 

Um projeto do SVE pode ter incidência em temas e áreas, tais como, cultura, juventude, desporto, serviço social, património cultural, arte, proteção civil, ambiente, cooperação para o desenvolvimento, etc. Estão excluídas intervenções de alto risco em situações de imediato pós-crise (por exemplo, ajuda humanitária, assistência imediata em caso de catástrofe, etc.). Um projeto SVE é composto por três componentes essenciais:

 

O Serviço

O voluntário é acolhido por um promotor num país que não o seu país de residência e desenvolve o serviço voluntário para benefício da comunidade local. O serviço não é remunerado, não tem fins lucrativos e é desempenhado a tempo inteiro. Um projeto SVE pode incluir entre 1 e 30 voluntários que podem desempenhar o seu serviço quer individualmente quer num ou em vários grupos. Para determinado grupo os voluntários desenvolvem o seu serviço no mesmo período de tempo e as tarefas desenvolvidas estão ligadas a uma temática comum.

 

Assistência permanente ao voluntário

Os promotores deverão prestar apoio pessoal relacionado com a tarefa bem como apoio linguístico e administrativo a cada voluntário envolvido no projeto. Para mais informações consulte a secção “Que mais deverá saber sobre o SVE” por baixo desta Acão.

 

Formação do SVE e Ciclo de Avaliação

Para além do apoio fornecido aos voluntários pelos promotores envolvidos no projeto, as Agências Nacionais ou os centros regionais PARAMÉDICOS DE CATÁSTROFE INTERNACIONAL – PCI organizam as seguintes ações de Formação e Avaliação para que os voluntários participem:

  • Formação à chegada;
  • Reunião intercalar (para um Serviço com uma duração superior a 6 meses);
  • Formação dada pelos PCI.

Quem pode participar

Podem participar os jovens com idades compreendidas entre 17 e 30 anos com residência legal no País da organização de envio.

 

Os voluntários são selecionados independentemente da sua origem ou contexto.

 

Exceção: os voluntários que participaram atividade SVE com uma duração inferior a 2 meses podem participar em mais de uma atividade SVE desde que a duração total dos períodos do serviço não exceda os 12 meses.

 

Qual a sua duração?

Atividade envolvendo pelo menos 10 voluntários: o Serviço dura um mínimo de 2 semanas e um máximo de 12 meses.

 

Atividade do SVE envolvendo jovens com menos oportunidades: o Serviço dura um mínimo de 2 semanas e um máximo de 12 meses.

 

As restantes Atividade: o Serviço dura um mínimo de 2 meses e um máximo de 12 meses.

 

Quem são os promotores?

Cada promotor deverá ser:

 

  • Uma organização não-governamental ou sem fins lucrativos;
  • Um organismo público local ou regional;
  • Um organismo ativo a nível europeu no domínio da juventude ;
  • Uma organização governamental internacional;

Uma organização com fins lucrativos (apenas quando organiza um evento na área da juventude, desporto ou cultura).

 

Cada promotor deve pertencer a um País do Programa, um País Parceiro Vizinho ou a Outro País Parceiro do Mundo. Cada promotor deve assinar um Acordo Preliminar de Atividade incluído no formulário de candidatura. Os promotores de um determinado projeto estabelecidos num País do Programa ou no Sueste Europeu deverão ser acreditados.

 

Qual o seu papel?

Os promotores envolvidos no Project do SVE desempenham os seguintes papéis e tarefas: Organização Coordenadora (OC) do projeto, Organização de Envio (OE) em uma ou várias Atividades, Organização de Acolhimento (OA) em uma ou várias Atividades. Existe apenas uma OC por projeto do SVE, independentemente do número de Atividades do SVE e de promotores previstos no âmbito do projeto. A OC não precisa necessariamente de ser uma OE ou OA no projeto (apesar de o poder ser). Em projetos do SVE que envolvam apenas um voluntário, a OE ou a OA cumprirão o papel de OC.

 

Quantos por projeto

Dois ou mais promotores (uma OE + uma OA) oriundos de diferentes países, dos quais pelo menos um é oriundo de um país da UE. No caso de projetos desenvolvidos com Países, o número de promotores de Países Parceiros não deverá exceder o número de promotores de Países do Programa.

 

O que o SVE não é?

  • Voluntariado ocasional, não estruturado e a tempo parcial;
  • Um estágio numa empresa;
  • Um emprego remunerado; não pode substituir empregos remunerados;
  • Uma atividade recreativa ou turística;
  • Um curso de línguas;
  • Exploração de mão-de-obra barata;
  • Um período de estudo ou de formação profissional no exterior
 
 
 

Formação e Avaliação Adicional

Os promotores envolvidos na atividade do SVE deverão assegurar que cada voluntário participe em:

 

Formação antes da partida

Esta formação é da responsabilidade das organização Promotoras (normalmente da Organização de Envio ou da Organização Coordenadora) e dá a oportunidade aos voluntários de falar sobre as suas expectativas, desenvolver a sua motivação e, ao mesmo tempo, obter informações sobre o seu país de acolhimento e ainda sobre o Programa Juventude em Acão. A Agencia Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Acão (ANGPJA) poderá pode organizar uma Formação antes da Partida com a duração de 1 dia com o objetivo de dar oportunidade aos voluntários de conhecerem e falarem com antigos voluntários do SVE.

  • Formação à chegada
  • Reunião intercalar

Encontro Anual SVE

Recomenda-se vivamente que todos os atuais e ex voluntários SVE participem no encontro Anual SVE organizado pelas Agencias Nacionais nos países de Envio. Este encontro pretende ser um momento de avaliação, troca de ideias e promoção do SVE. A duração é de 1 ou 2 dias.

 

Países  de intervenção  dos PCI no referido Programa:

  • Guine Bisão
  • Congo
  • Quénia
  • Timor leste
  • Brasil
  • Somália
  • Jordânia
  • Síria
  • Nigéria

 

Documentos para candidatura:

  • Curriculum Vitae
  • Cartão de Cidadão
  • Boletim de vacinas
  • Passaporte
  • 2 fotos tipo passe
  • Certificado de Habilitações Literais
  • Registo criminal
  • Atestado medico

Se és menor será sempre obrigatório declaração do encarregado de educação para poderes partir e participar no projeto

 

Se queres fazer voluntariado internacional contacta-nos  para :

ong.paramedicos.presidente@gmail.com

 

Seguro

Todos os voluntários do SVE estão cobertos pelo Seguro de Grupo da Comissão para os voluntários do SVE previsto no âmbito do Programa Juventude em Acão, que completa a cobertura dos sistemas nacionais de segurança social – quando aplicável.

 

A Organização Coordenadora, em cooperação com as Organizações de Envio e de Acolhimento, é responsável pela inscrição do(s) voluntário(s). Esta inscrição é ser efetuada antes da partida do(s) voluntário(s) e cobre toda a duração do Serviço.

 

Os Jovens Voluntários estão cobertos por um plano de seguro de grupo especialmente concebido para proteger os participantes no programa de Serviço Voluntário Europeu (SVE) durante todo o seu período de voluntariado.

 

A cobertura é oferecida gratuitamente aos Jovens Voluntários.

 

O objetivo deste plano é facultar-lhe o acesso a uma rede de seguros que lhe poderá ser útil caso surja um problema de natureza médica, dentária, de invalidez ou de responsabilidade civil.

 

O papel do Grupo AXA e da European Benefits Administrators é o de lhe proporcionar a segurança financeira de uma apólice de seguros de confiança, os serviços administrativos de um especialista de grupos que residam fora do respetivo país de origem, bem como as informações e os serviços de consulta médica e de repatriamento, de uma companhia de assistência que dispõe de 35 centros de atendimento de clientes e de 6.500 correspondentes médicos em 180 países. Regra geral, estará em contacto com a European Benefits Administrators coordenadora de todos os serviços, à exceção do repatriamento e da assistência, que ficarão a cargo da AXA Assistência.

 

O plano de seguro SVE oferece a seguintes garantias:

  • Despesas de saúde
  • Assistência no repatriamento
  • Previdência: Invalidez permanente e seguro de vida
  • Responsabilidade civil – Seguro de Vida Privada

 

Todos os Jovens Voluntários têm direito ao seguro, mas só poderão beneficiar dele se o formulário de inscrição ao plano de seguro de grupo for preenchido e assinado conjuntamente pelo voluntário e pela organização de envio ou de acolhimento, ou pelo voluntário e pelo organismo de coordenação, no caso de projetos à escala europeia e de projetos multilaterais com países terceiros.

 

A European Benefits Administrators reenviará uma confirmação ao organismo de coordenação ou à organização de envio, bem como à agência nacional que tiver enviado o voluntário.

 

A cobertura é válida em todo o mundo, 24 horas por dia, a partir do dia em que deixa o seu domicílio para se dirigir ao país de acolhimento, até ao final do segundo mês subsequente ao seu regresso a casa, no termo do seu Serviço Voluntário Europeu.

 

A cobertura abrange igualmente as reuniões preparatórias antes da partida e as reuniões de acompanhamento e de avaliação final realizadas após o seu regresso.

 

Caso não esteja coberto por nenhum seguro no final do período de voluntariado, poderá optar por manter-se abrangido pelo plano por um período suplementar de doze meses, no máximo, após o seu regresso ao país de origem.

 

Os prolongamentos são inteiramente opcionais e o prémio é pago pelo voluntário.

 

A divisa do plano SVE é o Euro (EURO), mas as faturas relativas a cuidados médicos e dentários podem ser apresentadas em qualquer outra divisa.

 

O reembolso das despesas de cuidados de saúde é habitualmente efetuado na divisa indicada pelo voluntário no formulário de inscrição. No momento da inscrição, é-lhe entregue um cartão personalizado de seguro-assistência SVE.

 

Este cartão indica o nome da entidade empregadora, o nome e apelido do voluntário, o seu número de aderente (EVS3- XXX), o seu login e palavra-passe para aceder ao seu Espaço Segurado no site, bem como os dados da European Benefits Administrators.

 

Este cartão irá facilitar o contacto e as diligências administrativas com os estabelecimentos hospitalares

 

 

Papel do orientador

O orientador tem a responsabilidade de fornecer assistência pessoal ao(s) voluntário(s) e ajudá-lo(s) com a integração na comunidade local. O orientador tem também um papel importante a desempenhar na discussão dos resultados da aprendizagem com o voluntário no termo da Atividade, com vista à obtenção do Passe Jovem. O(s) voluntário(s) pode(m) recorrer ao orientador em caso de problemas.

 

Apoio Pessoal

Em todas as fases do projeto, deverá ser assegurado ao(s) voluntário(s) um apoio adequado. Mais precisamente, cada voluntário deverá receber apoio pessoal, relacionado com as tarefas, bem como apoio linguístico e administrativo. O apoio pessoal é reforçado por um Orientador, enquanto outra pessoa, com uma experiência significativa, deverá ficar encarregue da assistência relacionada com as tarefas.

 

Financiado/Acreditado  por:

voluntariado internacional

Hay muchos medicamentos. Farmacias en lnea ofrece miles de medicamentos recetados y otros medicamentos. Tal vez todo el mundo ha odo hablar de kamagra. їQu podran decir los pacientes a un farmacutico antes de tomar Kamagra? Aunque ED es m’s comn entre los personas mayores, que no lo hace “normal”. їDonde usted puede encontrar la informaciуn detallada sobre super kamagra? Lo muy importante que debe buscar es Comprar Kamagra 100mg. Los problemas de salud sexual normalmente lata indicar problemas serios en otros lugares. Nunca tome m’s de la dosis prescrita de Kamagra. Si usted concluye que alguien pudo haber tomado una sobredosis de este medicamento, vaya al departamento de accidentes de su hospital local tan pronto como sea posible.