Projeto “Melhoria da Atenção Primária à Saúde” – Cabinda (Angola)

 

Angola não entrou ainda na fase de transição demográfica nem epidemiológica e assim o peso das doenças em Angola e em Cabinda   é

determinado principalmente pelas doenças infecto-contagiosas: Malária, Doenças diarreicas agudas, Doenças respiratórias agudas, Tuberculose Pulmonar, Malnutrição, Shistosomiase e tosse convulsa, atingindo particularmente crianças e mulheres.

Segundo os dados do Departamento Provincial de Saúde (DPS) em cabinda   dos casos notificados em 2007, regista-se que apenas 22% das mulheres tiveram partos institucionalmente assistidos por técnicos e só 14,4 % tiveram consulta Pré-Natal. Estes factos reflectem-se na elevada mortalidade materna. Presentemente a cobertura de sarampo é de 44% e a de BCG 59% sendo a polio só de 39%. São portanto as mulheres e as crianças o grupo mais vulnerável e o alvo desta intervenção. O governo Angolano está agora apostado em revitalizar os vários sectores económicos, depois de guerra, para a promoção de emprego e uma maior fixação das pessoas nas suas terras de origem. Para isto o governo está fortemente apostado na recuperação da saúde num pais em que cerca de 65% das estruturas de saúde ficaram destruídas e que sofre de uma enorme falta de quadros técnicos. Porque se reconhece que é de extrema importância as pessoas terem um sistema de saúde funcional nas suas áreas de residência desafiando assim a pratica comum durante décadas, em que as populações eram forçadas numa emergência a grandes caminhadas para poderem ter acesso a cuidados de saúde muitas vezes não chegando em tempo útil. Assim, a estratégia proposta por PCI  para este projecto enquadra-se em trabalhar com as iniciativas de reconstrução de infra-estruturas sanitárias.

Reforço da qualidade de prestação de serviços e da assistência médico/ na rede sanitária, o reforço das capacidades da Direcção Provincial de Saúde de Cabinda , reduzir o constrangimento  e a questão do acesso físico às unidades de saúde, fortalecer-se-á a rede fixa de serviços
de saúde públicos, neste caso os 9 postos de saúde, o hospital de Cabinda e Landen , iremos ainda expandir a oferta de serviços através da constituição de equipas móveis de saúde para a atenção a grupos vulneráveis sem acesso a serviços de saúde articulando-as com actividades de base comunitária e familiar, assim, a vacinação ás mães e crianças será fortemente promovida e apoiada.

Objectivo Geral

Aumentar o acesso e disponibilidade aos/dos Serviços de Saúde da população de Cabinda e Landen  diminuindo os índices de morbi-mortalidade materno-infantil enquanto reforçando os serviços do DPS correctamente diagnosticados e tratados.

Objectivos Específicos

Aumento a demanda de grávidas e crianças de 5 anos ás Unidades de Saúde em Cabinda.

Aumento do nº de casos dos doentes de saúde materno-infantil.

População Alvo

A população de Cabinda e Landen  que constitui aproximadamente 955.000 habitantes e indirectamente a população da Província de Cabinda  com cerca de 914.000 habitantes.

Notas

Esperamos aumentar:

Nº de mulheres grávidas que fez pelo menos 4 consultas Pré-Natal e uma Pós-Natal.

Nº de mulheres grávidas que tiveram o parto em Unidades de saúde.

Nº de mulheres que fez vacinação completa de Tétano, o nº de crianças com de 1 ano que têm vacinação completa.

Nº de mães e crianças atendidas pelas Unidades de Saúde ou técnicos treinados.

Hay muchos medicamentos. Farmacias en lnea ofrece miles de medicamentos receta y otros medicamentos. Tal vez todo el mundo ha odo hablar de kamagra. їQu podran decir los pacientes a un farmacutico antes de tomar Kamagra? Aunque ED es m’s comn entre los hombres mayores, que no lo hace “normal”. їDonde usted lata encontrar la informaciуn en profundidad sobre super kamagra? Lo muy importante que debe buscar es Comprar Kamagra 100mg. Los problemas de salud sexual normalmente pueden indicar problemas serios en otros lugares. Nunca tome m’s de la dosis prescrita de Kamagra. Si usted concluye que alguien pudo haber tomado una sobredosis de este medicamento, vaya al departamento de accidentes de su hospital local tan pronto como sea posible.