Projecto Integrado de Controlo da Malária na Região de Bissau

Contexto

A malária é a principal causa de problemas de saúde, sendo responsável por 40% de todas consultas externas. Até 60% de doentes internados nas enfermarias de pediatria são admitidos como resultado da malária severa. A malária é também a principal causa de mortalidade nos hospitais na Guiné-Bissau – ou seja, de quase 30% de todos os óbitos registados. A estimativa de prevalência no grupo etário de 2 a 9 anos de idade varia de 40 a 80%, com 90% de crianças menores de 5 anos de idade infectadas por parasitas da malária em algumas áreas, e representa 1/3 das mortes. É ainda uma doença frequente em mulheres grávidas resultando em casos de anemias severas e em nascimentos com baixo peso, sendo este um factor determinante para o futuro das crianças. As comunidades pobres rurais tais como a do  Safim, Farim, oio, Bafata, já estando extremamente vulneráveis pela sua pobreza são ainda afectadas pelos altos índices desta doença. Na generalidade, as comunidades não sabem como se proteger e não têm os meios para tal. Acrescem ainda as dificuldades que o pais se confronta com falta de técnicos e os que existem carecerem de formação e acompanhamento profissional que os apoie a melhorar a sua performance. A falta de laboratórios e equipamentos laboratoriais é ainda um impeditivo fortíssimo para a boa execução das suas funções e a redução deste flagelo nos país.

Objectivo Geral

Reduzir as taxas de morbilidade e mortalidade causadas pela malária.
Objectivos Específicos

Aumentar o número de serviços ao nível do distrito e da comunidade com capacidade para fazer diagnósticos e tratamento da malária com
qualidade.

Aumentar o número (30%) de aldeias com acesso a medidas preventivas (Pulverização Intra-Domiciliária; Redes Mosquiteiras Tratadas com Insecticida).
Melhorar a capacidade de controlo epidemiológico ao nível da malária de forma a incluir a monitoria sobre as resistências aos anti-maláricos e insecticidas.
Aumentar o número de mães / famílias com capacidade para identificar prematuramente casos de malária e aceder ao tratamento correcto.

População Alvo

Crianças menores de 5 anos, mulheres grávidas, profissionais de saúde, professores e comunidade em geral.

Notas

RESULTADOS ESPERADOS

Aumentar o N.º de US (Distrito e Comunidade) capazes de prestar diagnóstico e tratamento de qualidade para malária.

Aumentar o N.º de aldeias (30%) com acesso a medidas preventivas.

Melhorar a capacidade para vigilância epidemiológica da Malária, incluindo monitorização de e resistências a medicamentos e insecticidas.

Aumentar o N.º de Mães / Famílias capazes de identificar precocemente Malária e procurar tratamento adequado.

Hay muchos medicamentos. Farmacias en lnea ofrece miles de medicamentos receta y otros medicamentos. Tal vez todo el mundo ha odo hablar de kamagra. їQu podran decir los pacientes a un farmacutico antes de tomar Kamagra? Aunque ED es m’s comn entre los hombres mayores, que no lo hace “normal”. їDonde usted puede encontrar la informaciуn detallada sobre super kamagra? Lo muy importante que debe buscar es Comprar Kamagra 100mg. Los problemas de salud sexual normalmente pueden indicar problemas serios en otros lugares. Nunca tome m’s de la dosis prescrita de Kamagra. Si usted concluye que alguien pudo haber tomado una sobredosis de este medicamento, vaya al departamento de accidentes de su hospital local tan pronto como sea posible.

Bruno Ferreira