“Prevenção de doenças cardiovasculares”

 

Não existe até ao momento, um diagnóstico de saúde, desta população, no entanto, do conhecimento resultante da intervenção dos técnicos de saúde de Paramédicos de catástrofe Internacional-PCI , verifica-se que subsistem problemas ligados à desconhecimento das respostas existentes e ausência de competências individuais ao nível protecção pessoal, nomeadamente higiene, vacinação e estilos de vida saudáveis, associado, no caso de indivíduos de alto risco, para as doenças cardiovasculares, da falta de auto controlo em doenças especificas, nomeadamente a diabetes e a hipertensão. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no nosso país e são igualmente uma importante causa de incapacidade. Numa população excluída em termos de acesso aos medicamentos e tratamento, e caracterizada por famílias muitas vezes dependentes do elemento mais velho (normalmente a avó) a existência de uma situação de doença cardiovascular ou associada pode ser determinante. rastreio incluiu um estudo geral de glicemia, tensão arterial e valores antropométricos (peso e altura), associados a indicações nutricionais básicas

Objectivos

  • Reduzir a incidência de enfarte do miocárdio, particularmente abaixo dos 65 anos;
  • Reduzir a incidência de AVC, particularmente abaixo dos 65 anos.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal e, também, uma das mais importantes causas de internamento hospitalar, incapacidade e invalidez e de anos potenciais de vida precocemente perdidos.

Associados às doenças cardiovasculares estão factores de risco como o tabagismo, a dislipidémia, a diabetes, o abuso de álcool, o sedentarismo, a obesidade e o stress excessivo.

Contribuir para a diminuição da incidência das doenças cardiovasculares na população dos bairros agindo directamente sobre os factores de risco, nomeadamente: obesidade, tensão arterial elevada, o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, a diabetes e o colesterol elevado.

 

objectivo será realizar um rastreio de doenças cardiovasculares no centro histórico da cidade de Braga, onde será realizada a medição da tensão arterial, perímetro abdominal, peso, altura, índice de massa corporal, glicemia capilar e onde serão ainda dados alguns conselhos de boas práticas de saúde.

 

Objectivos Específicos

Reduzir os comportamentos de risco na população.

Aumentar o conhecimento dos indivíduos sobre o seu estado de saúde (ou doença). Aumentar o controlo da doença, aos indivíduos diagnosticados