Prevenção e Combate do VIH/SIDA – Moçambique -Tete

Contexto
O projecto actualmente a decorrer na Ilha de Moçambique refere-se ao 2º ano de implementação do programa de 48 meses traçado por PCI  para aquele distrito.
Objectivo Geral
Reduzir a prevalência do VIH/Sida em Moçambique, assentando fortemente no reforço das capacidades locais e na introdução de cuidados
domiciliares no distrito.
Objectivos Específicos
– Aumentar a procura aos serviços de prevenção do VIH/SIDA.
– Aumentar as capacidades para assegurar a melhoria da resposta integrada à pandemia e às necessidades de pessoas que vivem com VIH/Sida ao nível da Direcção Distrital de Saúde, das Unidades Sanitárias e da Sociedade Civil Organizada.
Actividades
Projecto iniciado em Fevereiro do corrente ano e, por conseguinte, ainda não dispomos de dados relevantes para apresentar.
População Alvo

Grupos-alvo

:
20 técnicos de saúde das unidades sanitárias do distrito de Tete  de Moçambique
-15 activistas de cuidados domiciliários
-50 membros de 3 organizações comunitárias de base
-60 líderes comunitários
Beneficiários:
-Directos: 90 Pessoas Vivendo com VIH/SIDA (numero de utentes esperados baseados em que cada activista possa ter uma media de 5/6
pessoas).
-Indirectos: 450 familiares (calculo baseado numa média de 5 pessoas por agregado familiar)
56.290 pessoas habitantes
Notas

Resultados

Através desta abordagem integrada, trabalhar-se-á directamente com técnicos de saúde das unidades sanitárias, activistas de cuidados domiciliários, membros de organizações de base comunitária, líderes comunitários, pessoas que vivem com VIH/Sida e respectivos familiares.