“Missões – Exploratória”

A Paramédicos de Catástrofe Internacional  estuda as condições no terreno as necessidades das populações, contacta as autoridades locais, a representação diplomática Portuguesa, as entidades congéneres locais e as instâncias internacionais da área humanitária e avalia a segurança e viabilidade das intervenções planeadas.

De regresso à sede a equipa exploratória analisa e expõe todos os problemas encontrados, as necessidades em recursos humanos e materiais, concretizando-se nesta fase o projecto e orçamento a ser despendido.

Nenhuma equipa de assistência médica parte para uma missão sem que tudo esteja organizado por forma a que logo à chegada ao terreno possa dar de imediato início ao seu trabalho clínico.

Por outro lado, Paramédicos de Catástrofe Internacional, efectua também missões de acompanhamento e avaliação que permitem verificar a forma como os objectivos estão a ser atingidos.

As missões de avaliação são determinantes para o desenvolvimento de futuras operações ou para a resolução de problemas enfrentados pelas missões em curso, são normalmente efectuadas por um elemento da administração e/ou por um técnico especialmente designado para o efeito.