Missão Portuguesa de Ajuda Humanitária no Brasil – Zona de Petrópolis

Este início de ano foi trágico para o Brasil. Chuvas nunca antes vistas abateram-se em vários pontos das regiões brasileiras no estado do Rio de Janeiro. Centenas de famílias ficaram sem casa ou com a mesma muito danificada, perderam familiares e amigos ou vizinhos, viveram momentos de horror, até por que em vários locais tudo aconteceu de madrugada.

Após a catástrofe, a PCI iniciou imediatamente contactos e enviou uma equipa para auxiliar as vítimas. Constituída pelo Presidente Bruno Ferreira, Logístico Miguel Lourenço, Paramédico Tiago Martins, Enfermeira Lilian Coutinho e o Psicólogo Mateus Rebelo, a equipa instalou-se na sede da Cruz Vermelha de Petrópolis, com a qual trabalha em estrita cooperação, e visitou as áreas mais atingidas do município de Petrópolis e arredores.

A PCI apela à generosidade de todos, pois infelizmente as acções humanitárias têm um grande impacto logo após as tragédias, mas caem no esquecimento rapidamente, com o passar das semanas. Há um trabalho importantíssimo a fazer a médio e longo prazo.

A nossa ONG pretende fazer um acompanhamento das populações mais isoladas, prestando cuidados de saúde primários, fazendo campanhas de vacinação, informando as pessoas sobre os maiores riscos de saúde que enfrentam no momento e prestando assistência psicológica.
Estamos certos de que a presença da PCI é essencial nos próximos 3 a 6 meses, para colmatar a dificuldade das populações locais no acesso a cuidados de saúde.

Você poderá ajudar a PCI nas suas acções humanitárias, como sempre, contribuindo com o seu donativo.

Deixamos-vos com algumas fotos da equipa no terreno: