Emergência – Casos de Dengue aumentam em Timor-Leste

 

O Dengue já fez 10 mortos e há 338 casos em quatro distritos. Díli é o mais atingido, seguido de Manatuto, Liquiça e Baucau. Entre a comunidade portuguesa, há já mais de 20 pessoas infetadas, uma das quais teve mesmo de ser retirada. Neste momento, 7 militares do contingente português da GNR poderão ter contraído a doença. Os Militares australianos têm já atualmente 9 casos detetados no seu contingente militar. 1 português infetado com a doença do Dengue necessitou de ser invocado para o Hospital em Singapura em estado grave. A situação do Dengue em Díli vai-se agravando visto que esta é a época de piques epidemiológicos de Dengue no país.

Apela-se às ONGs para tarem todas a maior atenção à evolução da situação em Timor-Leste. Caso a situação se agrave será necessário Apoio Imediato de Ajuda Humanitária de Emergência.

 

Os PCI recomenda:

– Levar as crianças para o hospital logo que tenham febre.

– As pessoas têm de participar na prevenção, fazer limpeza no uso de mosquiteiros, beber água filtrada tratada, lavar bem as mãos e alimentos, evitar estar perto de águas paradas e lixos, para participar na prevenção, recolhendo lixos e fazendo a limpeza de águas paradas, como a que se junta nos pratos dos vasos das flores.

– Os sintomas do Dengue, transmitido através da picada de mosquito, terá efeitos drásticos como febres altas, dores de cabeça, cansaço, dores nos músculos e articulações, vómitos, dores abdominais e manchas vermelhas na pele.

Os PCI está atento ao desenvolvimento da situação no país, e caso se agrave irá enviar uma equipa de Ajuda Humanitária Médica  para apoiar as autoridades de saúde locais.

Esta equipa será composta por: Médico, Enfermeiro, Paramédico e Logístico Humanitário.

Fonte:RTP