Educação para o Desenvolvimento

“A ED é um processo de aprendizagem activa, fundado nos valores de solidariedade, igualdade, inclusão e cooperação. Permite que as pessoas passem de um estado de sensibilização das prioridades do desenvolvimento internacional e de desenvolvimento humano sustentável para a compreensão das causas e efeitos das questões globais apelando a um envolvimento pessoal e acção informada.”

A perspectiva da PCI-Paramédicos de Catástrofe Internacional sobre a Educação para o Desenvolvimento (ED) parte dos seguintes pressupostos:

  • Existência de uma tomada de consciência, que advém de um processo de reflexão, sobre os problemas e as desigualdades mundiais;
  • Reconhecimento da importância da acção perante esses problemas e realidades;
  • Com base em valores de solidariedade, justiça, equidade social, co-responsabilidade e cooperação, e que visem a formação integral das pessoas;
  • Centralidade conferida às realidades e percepções do «sul» ou das «periferias» num sistema de interdependência norte-sul e ou centro-periferia;
  • Explicitação das causas estruturais dos problemas globais e locais, das desigualdades e das injustiças;
  • Questionamento do desenvolvimento, tanto na sua vertente teórica como prática;
  • Âmbitos educativos: educação formal, não formal e informal.

Metodologias: privilegia a participação, a horizontalidade, a construção colectiva e cooperativa do conhecimento e da acção.

Hay muchos medicamentos. Farmacias en lnea ofrece miles de medicamentos recetados y otros medicamentos. Tal vez todo el mundo ha odo hablar de kamagra. їQu podran decir los pacientes a un farmacutico antes de tomar Kamagra? Aunque ED es m’s comn entre los personas mayores, que no lo hace “normal”. їDonde usted puede encontrar la informaciуn detallada sobre super kamagra? Lo muy importante que debe buscar es Comprar Kamagra 100mg. Los problemas de salud sexo normalmente pueden indicar problemas serios en otros lugares. Nunca tome m’s de la dosis prescrita de Kamagra. Si usted concluye que alguien pudo haber tomado una sobredosis de este medicamento, vaya al departamento de accidentes de su hospital local tan pronto como sea posible.

Bruno Ferreira