Dengue

A dengue é uma febre viral transmitida pelo mosquito aedes aegypti. Em sua forma mais branda, a doença afecta cerca de 50 milhões de pessoas a cada ano. A forma mais grave da enfermidade pode ser mortal, e soma 1% dos casos no mundo.

A dengue simples se assemelha a uma síndrome gripal com febre elevada, causa fortes dores de cabeça e musculares, acompanhadas de erupção cutânea. Apesar de gerar um grande desconforto no paciente, a dengue simples é considerada uma patologia branda.

A dengue hemorrágica, no entanto, pode ser mortal. Ela se manifesta pelo aumento do volume do fígado (hepatomegalia), por variações fortes de humor (irritabilidade, cansaço e letargia) e por hemorragias pelo corpo (microssangramentos cutâneos, na gengiva, no intestino e no cérebro). Sem um tratamento intensivo, a dengue hemorrágica causa uma morte em cada cinco casos. Os óbitos são mais frequentes entre bebés de colo e crianças pequenas.

Uma infecção curada de dengue confere ao paciente imunidade contra o tipo de vírus responsável. Porém, existem quatro tipos diferentes de vírus, e para estar totalmente imunizado é necessário ter tido contacto com todos eles. No caso contrário, a cada contágio com um novo tipo os sintomas são mais intensos e o risco de desenvolver dengue hemorrágica é mais alto.

Não há tratamento preventivo – não existe vacina – nem tratamento curativo específico para a dengue. Os cuidados terapêuticos consistem em tratar os sintomas:

Na dengue comum, combate-se a febre.

Para a forma hemorrágica, é necessária a hidratação constante via oral e, se necessário, por via intravenosa.

Atendimento rápido e tratamento intensivo podem reduzir o número de óbitos a 1% dos casos.

A dengue é uma doença endémica em mais de 100 (cem) países da África, Américas, Mediterrâneo Oriental, Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental. Desde o fim do século passado, as epidemias tornaram-se comuns nas regiões tropicais, crescendo bastante em zonas urbanas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima em 50 milhões os casos de dengue a cada ano, sendo 50 mil de dengue hemorrágica. A doença causa 22 mil mortes, especialmente entre crianças.

O mosquito é o único vector da enfermidade. A única forma de prevenção individual contra a proliferação consiste em utilizar mosquiteiros e repelente.

De forma colectiva, o combate aos vectores inclui a destruição dos focos larvas e a pulverização de insecticidas.

 

Hay muchos medicamentos. Farmacias en lnea ofrece miles de medicamentos recetados y otros medicamentos. Tal vez todo el mundo ha odo hablar de kamagra. їQu podran decir los pacientes a un farmacutico antes de tomar Kamagra? Aunque ED es m’s comn entre los gente mayores, que no lo hace “normal”. їDonde usted puede encontrar la informaciуn detallada sobre super kamagra? Lo muy importante que debe buscar es Comprar Kamagra 100mg. Los problemas de salud sexual normalmente pueden indicar problemas serios en otros lugares. Nunca tome m’s de la dosis prescrita de Kamagra. Si usted concluye que alguien pudo haber tomado una sobredosis de este medicamento, vaya al departamento de accidentes de su hospital local tan pronto como sea posible.

Bruno Ferreira