Cheias no México – Estado de Emergência

Centenas de milhares de pessoas permanecem encurraladas pela subida vertiginosa das águas no estado de Tabasco, no Sul do México, afectado nos últimos dias por fortes chuvadas que já levaram à ruptura de diques. Na última noite, as autoridades conseguiram evacuar o centro da capital do estado, onde estavam refugiados milhares de residentes.

Trinta mil pessoas foram resgatadas e estão em abrigos.

Cerca de um milhão de pessoas naquele estado terão sido afectadas pelas cheias, das quais 800 mil esperam ainda por resgate, a maioria nos telhados das suas habitações ou em zonas mais elevadas. As previsões meteorológicas apontam para a continuação das chuvas nos próximos dias.

Numa declaração televisiva ao país, o Presidente Felipe Calderón admitiu que Tabasco enfrenta uma situação “extremamente grave” e apelou à solidariedade entre estados 80 por cento do estado está debaixo de água, numa altura em que o caudal dos rios continua a subir. Face ao cenário de devastação, o governador pediu a todos os que possuem barcos para participarem nas operações de resgate.

A capital estadual Villahermosa, com cerca de 950 mil habitantes, está parcialmente paralisada devido à subida das águas, e milhares de habitantes refugiaram-se nos últimos dias nas zonas mais elevadas do centro histórico.

Em comunicado, o governo local anuncia ter levado a noite passada cerca de 40 mil pessoas para abrigos criados para o efeito, mas milhares continuam à espera de resgate, principalmente nas localidades mais pequenas. Os doentes internados no principal hospital de Villahermosa foram também levados para fora da cidade, alguns dos quais transportados de helicóptero para clínicas de outros estados.

Actualmente não existe localmente infra-estruturas de apoio a população na área da Saúde, visto terem sido destruídas as que existiam, estima-se que estejam ainda cerca de 30 mil pessoas a necessitar de cuidados de saúde de emergência.

O governador não tem dúvidas que este “é o problema mais grave que o estado de Tabasco alguma vez enfrentou” e que, por comparação, o que aconteceu em 2006 “em Nova Orleães foi um pequeno problema”. “Perdemos todas as colheitas deste ano”, afirmou.

“O nível das águas continua a aumentar e a barragem de Penitas, no vizinho estado de Chiapas, continua a debitar mais de dois mil metros cúbicos de água por segundo”, afirmou um responsável da protecção civil local, mostrando-se pessimista sobre o evoluir da situação.

Em Chiapas, as autoridades locais já declaram o estado de emergência em 22 departamentos, temendo cheias durante o fim-de-semana.

PCI estão atentos ao desenrolar da situação no país, e demonstraram já a sua disponibilidade para enviar uma equipa médica para o terreno.

Fonte:Publico

Hay muchos medicamentos. Farmacias en lnea ofrece miles de medicamentos receta y otros medicamentos. Tal vez todo el mundo ha odo hablar de kamagra. їQu podran decir los pacientes a un farmacutico antes de tomar Kamagra? Aunque ED es m’s comn entre los hombres mayores, que no lo hace “normal”. їDonde usted puede encontrar la informaciуn detallada sobre super kamagra? Lo muy importante que debe buscar es Comprar Kamagra 100mg. Los problemas de salud sexual normalmente pueden especificar problemas serios en otros lugares. Nunca tome m’s de la dosis prescrita de Kamagra. Si usted concluye que alguien pudo haber tomado una sobredosis de este medicamento, vaya al departamento de accidentes de su hospital local tan pronto como sea posible.