Cheias no Brasil – Dois milhões de pessoas afetadas por cheias (2012)


No Brasil, as fortes chuvas dos últimos dias provocaram a morte a oito pessoas e deixaram 13 mil sem casa. Os Estados mais afetados são os de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Nesta quinta-feira, mais de 13 cidades mineiras decretaram situação de emergência por causa dos estragos causados pelas chuvas que atingem o Estado. Com isso, o número de municípios nessa situação subiu para 87 desde Outubro de 2011, segundo o último boletim divulgado pela Defesa apenas nesses primeiros cinco dias de 2012, 42 cidades decretaram situação de emergência.

Os municípios que foram incluídos hoje na lista são Santa Fé de Minas, entre Rio de Minas, Cataguases, Araponga, Caputira, Contagem, Sardoá, Fomirga, Divinópolis, Mário Campos, Rio Casca, Conselheiro Pena e Esmeraldas. Ao todo, 142 cidades enfrentam transtornos causados pelas chuvas.

Segundo a Defesa Civil, 19.880 pessoas estão desalojadas, 512 desabrigadas e mais de 2 milhões foram afetadas. O Estado registra 200 mortos e 300 feridos .

Os dois últimos mortos registados são de Guidoval. Na tarde desta quinta-feira, 17 estradas em Minas Gerais apresentavam trechos interrompidos devido às chuvas intensas, sendo 14 delas rodovias estaduais e três federais. Além disso, em outras 93 rodovias, sendo 12 federais, o tráfego de veículos é efeito em meia pista ou em pista precária em mais de 130 trechos.

Fonte: RTP