Apresentação do relatório da citação da população mundial 2011 na Assembleia da República –26 de 0utubro 2011

Apresentação pública em Portugal do Relatório a Situação da População Mundial em 2011

A Assembleia da República, o Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento e a Associação para o Planeamento da Família (APF) associam-se ao UNFPA para a apresentação pública em Portugal do Relatório a Situação da População 2011,
este ano subordinado ao tema “Pessoas e oportunidades num mundo de 7 mil milhões”.

O evento teve lugar no passado dia 26 de Outubro, pelas 10 horas, no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República, Palácio de S. Bento, em Lisboa.

A 31 de Outubro, as projecções apontam para que a população mundial alcance o valor record de 7 mil milhões – mil milhões mais que há 13 anos atrás. Há medida que os números crescem também aumentam os desafios que a humanidade enfrenta. Como podemos assegurar que cada um de nós tem um padrão de vida em equilíbrio também com os recursos que a Terra dispõe? Como reduzimos as diferenças entre ricos e pobres e ao mesmo tempo rectificamos as diferenças existentes entre mulheres e homens e também entre raparigas e rapazes? Como fazemos as nossas cidades saudáveis e maximizamos o seu contributo para o crescimento económico e desenvolvimento? E como asseguramos que as mulheres têm a liberdade e o poder para tomar as suas próprias decisões em matéria de vida sexual e reprodutiva.

 

Esta cerimónia assume uma importância primordial na promoção dos Direitos Humanos e no fomento da dignidade humana. Acima de tudo, é um apelo para a mobilização da sociedade civil em prol do bem-estar da população mundial e na promoção da segurança humana das populações.

 

Num mundo em mudança transformacional acelerada, é imperativo que as problemáticas que ultrapassam a nossa esfera estadual de pertença sejam também as nossas preocupações diárias.

O presidente da Associação, Bruno Reis, o Vice-Presidente Tiago Martins, os Técnicos de Cooperação para o Desenvolvimento, Marta Pereira, Luís Santos, Rómulo Guedes, o responsável do departamento jurídico, Manuel Emídio, e o voluntário Hugo Cunha, estiveram presentes nesta cerimónia de apresentação da situação da população mundial. Todos estamos consciencializados para a questão dos Direitos Humanos e para a necessidade de dar o nosso contributo em prol dos grupos mais vulneráveis que sofrem gravíssimas violações dos direitos humanos.

O programa pode ser consultado em:

Http://www.plataformaongd.pt/conteudos/File/Agenda/APF%20Convite%20%20UNFPA%202011.pdf